Sindmepa Informa – 07.11.2021

GESTÃO NA MÃO

Entra em funcionamento nesta quarta-feira, 10, o módulo Jurídico do Sistema Gestão na Mão, que vai permitir maior autonomia e comodidade aos médicos que precisarem recorrer aos serviços de assessoria jurídica do Sindmepa. Com o novo módulo, o médico já pode acessar o jurídico do Sindmepa pelo smartphone para consultas e troca de informações. E quem tiver processo em trâmite, vai poder consultar diretamente o escritório sobre o andamento da causa.

FMB

Os diretores do Sindmepa, Waldir Cardoso e Wilson Machado, Secretário Geral da FMB,  participaram na semana passada do 3° Congresso da Federação Médica Brasileira, realizado em Recife. O evento foi marcado por discussões em torno de trabalhos realizados pelos sindicatos de base da entidade e sindicatos convidados. Na oportunidade, os representantes do Sindmepa compartilharam sobre a participação dos acadêmicos no sindicato e as inovações do sistema Gestão na Mão, que informatizou os serviços oferecidos pelo sindicato aos associados.

ABELARDO

Denúncias que chegam ao Sindmepa dão conta de que profissionais não habilitados, sem o RQE, estão atuando no setor de Radiologia do Hospital Abelardo Santos. O RQE é o Registro de Qualificação de Especialidade, que atesta junto ao CRM a formação do médico em determinada especialidade. O setor de radiologia é de alta complexidade e exige laudos de urgência. A gerência do setor de radiologia e diagnóstico por imagem do hospital é feita por uma empresa terceirizada. Alô, Sespa!

OBSTETRAS

Aliás, o Abelardo corre o sério risco de ficar sem profissionais para segurar o plantão do setor de obstetrícia, que corresponde a cerca de 50% da demanda total do hospital. A empresa que prestava serviços da especialidade encerrou o contrato com o hospital ontem e a nova empresa selecionada não teria profissionais suficientes para segurar o plantão. Até o momento não houve comunicação formal ou divulgação do resultado de novo chamamento público.

ESCALPELAMENTO

Onze meninas e mulheres, de 7 a 38 anos, foram vítimas de acidentes com escalpelamento nos rios do Pará este ano. Além delas, dois meninos, um de dois e um de quatro anos, também sofreram o acidente fatídico em que o couro cabeludo é arrancado pela força do motor de embarcações que navegam descobertos nos rios paraenses. Em 2017 só dois casos foram registrados. De lá para cá, o número de casos só subiu. Além de ações de atendimento às vítimas e benefícios sociais, é preciso punição rigorosa a quem não protege motores causando estas tragédias sociais.

CINETEATRO

A programação cultural desta semana no Sindmepa começa na terça-feira, 09, com a exibição do filme “Um dia muito especial”, dirigido por Ettore Scola. O longa ocorre em Roma, de 1938, quando Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Já na quarta-feira, 10, o intérprete Olivar Barreto se apresenta na Quarta Musical, com sucessos da música brasileira e de seu novo álbum. A programação tem início sempre às 19h, no Cineteatro do Sindmepa, com entrada franca.