qui

qui

mar 28, 2024

Allan Carvalho e Ronaldo Silva, do Pavulagem, se apresentam na Quarta Musical

A próxima Quarta Musical do Sindmepa recebe dois importantes nomes da música paraense, Ronaldo Silva e Allan Carvalho. O show promete mergulhar nas produções autorais dos compositores, com um carinhoso repertório de canções já conhecidas e outras inéditas. Os artistas também irão apresentar os trabalhos mais recentes, além de anunciar um novo disco em parceria a ser lançado no início de 2022. O show de quarta-feira, 15, tem início às 19h, no Cinetetatro do Sindmepa, e entrada franca.

Pesquisador, compositor e mestre de cultura popular, Ronaldo Silva é bastante conhecido por sua atuação no Instituto Arraial do Pavulagem, sendo um dos fundadores, e pelos trabalhos em educação sociocultural e ambiental através de brinquedos inspirados nos folguedos populares e matrizes tradicionais da cultura popular. O músico possui 15 discos, além de obras registradas na voz de inúmeros intérpretes Brasil afora.

Já o também pesquisador e compositor, Allan Carvalho teve passagens por grupos musicais que pesquisavam linguagens tradicionais da música Norte, como o Tanguru-Pará; Muxinga; Quaderna e Curimbó de Bolso, além da parceria com Ronaldo Silva desde 2006. Allan começou a desenvolver o trabalho solo em 2016, tem oito discos gravados e também possui obras registradas na voz de inúmeros intérpretes amazônicos.

Para Ronaldo a parceria musical com Allan é preciosa, pois tem gerado bons frutos ao longo dos anos. “Eu fico muito honrado em aprender um monte de coisas com o Allan. O Allan é um compositor versátil, um compositor dessa geração que para mim é um dos melhores. Ele faz rock, blues, brega, samba, coco, xaxado. E as músicas que a gente faz junto, normalmente eu faço a letra e ele faz a música, é como se a letra fosse um diamante bruto que ele vai lapidar com a melodia”, ressalta.

Segundo os músicos, o repertório da apresentação na Quarta Musical do Sindmepa reunirá o trabalho autoral, incluindo canções dos três discos já gravados em parceria, e ainda pérolas do cancioneiro popular brasileiro. Sobre o novo trabalho da dupla, o disco Cordão do Galo, Allan antecipa que será lançado no início do próximo ano e traz também Jr. Soares e Luê.

“Trata-se de um repertório que trabalhamos há tempos dentro de Cachoeira do Arari, com o projeto de extensão das atividades do Arraial do Pavulagem na Ilha, feita especialmente para a criançada. No ano que vem também iremos continuar as divulgações de nossos mais recentes projetos, os discos M’Barayó (Ronaldo Silva) e Forró no Bosque (Allan Carvalho) ”, acrescenta.