WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Fiocruz realiza pesquisa sobre assistência e saúde indígena no Brasil

0

A Fiocruz informa no seu portal de notícias que investigará as transformações provocadas pela pandemia de Covid-19 nas condições de trabalho e saúde mental de um contingente de 20 mil trabalhadores, que atuam na assistência à saúde indígena de todo o Brasil. Na última quinta, 02, a instituição lançou a pesquisa “Os Trabalhadores da Saúde Indígena: Condições de Trabalho e Saúde Mental no Contexto da Covid-19 no Brasil”, onde por meio de um questionário inédito será possível conhecer o perfil sociodemográfico, a jornada de trabalho, as condições e o nível de proteção durante o exercício da atividade, além das alterações provocadas pela pandemia na vida pessoal e profissional desses trabalhadores.

O estudo coordenado pela pesquisadora Maria Helena Machado, da Fiocruz, é um desdobramento da pesquisa Condições de Trabalho dos profissionais de saúde no contexto da Covid-19 no Brasil, que analisou a realidade de vida e trabalho dos profissionais da equipe de saúde que atuam em todo o país na linha de frente da pandemia e revelou um cenário de exaustão, falta de proteção e diversos danos na saúde mental dos profissionais de saúde. As pesquisas, juntamente com outro estudo que também avaliou as Condições de Trabalho dos Trabalhadores Invisíveis no combate à Pandemia, formam uma tríade que contempla todo o universo dos trabalhadores que atuam na pandemia.

“Vivemos momentos críticos na assistência à saúde em geral e, de forma ainda mais acentuada e inaceitável, de colapso na assistência à saúde indígena. A pandemia explicita essa situação grave; e isso nos preocupa. Com essa pesquisa, esperamos conhecer, de fato, a situação e condições de trabalho e saúde mental de todos os trabalhadores que atuam e atuaram no combate à Covid-19 no nosso país, permitindo não só o conhecimento, mas a formulação de políticas públicas que protejam e possibilitem melhores condições de vida e trabalho a esse contingente tão essencial”, afirmou Maria Helena.

O Sindicato dos Médicos do Pará está contribuindo com a pesquisa, divulgando em suas redes e site. Participe da pesquisa acessando o link: https://bit.ly/3pdtzBd

Com informações de Portal Fiocruz

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará