Sindmepa Informa – 05.12.2021

ALÍVIO

Nesta semana acompanhamos com alívio o prefeito Edmilson Rodrigues voltar atrás na decisão de liberar o carnaval de 2022. Foi uma vitória da mobilização da sociedade civil organizada que se fez ouvir pela gestão, mostrando a temeridade de se realizar o carnaval, especialmente num momento em que uma nova cepa ameaça novamente a população do mundo. Todos juntos mostramos força e a gestão mostrou bom senso de recuar e garantir a segurança da população.

PREVENÇÃO

Dezembro é o mês da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, o Dezembro Vermelho. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2019 havia cerca de 920 mil pessoas vivendo com HIV no Brasil. Causada pela infecção do vírus HIV, a AIDS pode ser prevenida e também tratada. A detecção precoce é fundamental para que a pessoa contaminada possa levar uma vida normal e com qualidade. Informe-se nas unidades de saúde e tenha uma vida longa e saudável.

COMISSÃO

Em reunião realizada na última semana, no Sindmepa, a Comissão Estadual de Erradicação aos Acidentes com Escalpelamento definiu sua agenda de ações para reduzir o número de casos no próximo ano. Já temos registrados até agora 14 acidentes com escalpelamento, incluindo um óbito por traumatismo craniano. Defendemos punições severas para donos de embarcação como forma de reduzir esse mal que assola nossos rios.

ACADÊMICO ASPIRANTE

O Sindmepa, por meio do seu Núcleo Acadêmico, volta a realizar a cerimônia de entrega de carteiras do projeto Acadêmico Aspirante nesta quarta-feira, 08. O evento será realizado no Cineteatro, com início às 19h, para os estudantes que fazem parte do projeto, mas ainda não receberam a carteira. Durante o evento, os novos membros poderão conhecer mais sobre a história e ações do Sindmepa, bem como sobre o NA e seus atuais diretores.

CINETEATRO

Nesta terça-feira, 07, o Cineteatro Sindmepa exibe o filme “Não Serás um Estranho”, com direção de Stanley Kramer. O drama conta a história de Lucas Marsh (Robert Mitchum), um jovem que está terminando sua residência, prestes a se tornar um médico formado. Mas apesar de seus grandes conhecimentos, ele não consegue ter sucesso em sua carreira. A sessão começa às 19h, no Cineteatro do Sindmepa, com entrada franca. Não perca!

NÃO PAGOU

O Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issaa), que administrava o hospital Abelardo Santos até o mês de setembro, encerrou o contrato com o estado deixando de pagar diversas especialidades médicas. Agora está oferecendo 65% do valor acordado com os médicos da obstetrícia e outros valores reduzidos a outras especialidades. O Sindmepa vem alertando os médicos sobre estes casos recorrentes, para que evitem trabalhar com OSs que desrespeitam a categoria.

EM BELÉM

Enquanto isso, a Sesma continua com a péssima prática de atrasar o pagamento dos médicos. Agora quem está amargando com salários atrasados são os profissionais do HPSM da 14 e da UPA de Icoraci, que já estão com pagamentos em atraso por mais de 40 dias. Inaceitável.