Sindmepa Informa – 12.12.2021

PCCR

A Federação Médica Brasileira (FMB) lançou uma campanha em favor da criação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários nos municípios brasileiros. A FMB entende que o PCCR é a melhor forma de valorizar o trabalho médico com equilíbrio, remuneração adequada, justiça, engajamento e manutenção de profissionais por mais tempo no serviço público. No Pará, a luta pelo PCCR já tem mais de 20 anos e ainda não houve um gestor que pudesse implantar esse direito ao trabalhador da saúde. Mas não vamos desistir. Sigamos lutando.

GALILEU

Em consequência das denúncias de médicos que trabalham no hospital Galileu, ratificadas pelo Sindmepa, o Ministério Público do Trabalho da 8° Região decidiu abrir um Procedimento Preparatório em face do Hospital e do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issaa). O procedimento foi aberto após denúncias de que a Issaa vem sucateando o trabalho dos colaboradores, obriga a “quarteirização” dos trabalhadores e não oferece condições dignas de trabalho. O Sindmepa pediu para acompanhar de perto a investigação do MPPA.

DÍVIDA

Em Santarém a Mais Saúde, OS que administra o Hospital Municipal, a UPA, o SAMU, além de outras unidades de saúde, com contrato anual de 60 Milhões, já acumula mais de R$ 17 milhões em dívidas com fornecedores e trabalhadores da saúde. E a qualidade do serviço oferecido é a pior possível. Altas taxas de mortalidade materna, problemas na pediatria, falta de insumos e medicamentos. A OS Mais Saúde permanece sem atingir metas de produtividade pactuadas no contrato, realizando menos de 50% de atendimentos de emergência e de cirurgias contratadas. Tudo denunciado pelo Conselho Municipal de Saúde, mas sem providências concretas do município para resolver esse grave problema.

ABELARDO SANTOS

A ISSA, que deixou o comando do hospital Abelardo Santos, saiu deixando dívidas com os vários médicos que administrava, justificando que tinha que pagar os fornecedores e que gastavam mais do que recebiam, etc. Tudo para dar o calote nos médicos. Várias especialidades estão sem receber há um ou dois meses e o OS agora está oferecendo pagar os valores devidos com descontos que vão até 40%, o que é um total desrespeito. Como se não bastasse, há denúncias de que a atual OS que administra o hospital tem contratado profissionais sem CRM do estado e sem RQE, o que configura crime de charlatanismo. Estamos reunindo evidências para encaminhar ao MPPA com pedido de providências urgentes.

ACADÊMICO ASPIRANTE

Na última quarta-feira voltamos a realizar a cerimônia de entrega das carteiras do projeto Acadêmico Aspirante. Valeu a presença dos nossos acadêmicos e famílias. Nossas boas-vindas a todos.

CINETEATRO

Nesta terça-feira, 14, exibiremos o filme “Feliz Natal”, dirigido por Christian Carion no Cineteatro. O longa se passa no Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. E na quarta-feira, 15, a Quarta Musical recebe dois importantes nomes da música amazônica, Ronaldo Silva e Allan Carvalho. O show promete mergulhar nas produções autorais dos compositores. É sempre às 19h, no Cineteatro do Sindmepa, com entrada franca.