abr 19, 2024

abr 19, 2024

Janeiro Branco chama a atenção para cuidados com a saúde mental

Em tempos de pandemia, crises sanitárias, sociais, políticas e ecológicas, o mundo pede por mais saúde mental. Este é o foco da campanha Janeiro Branco deste ano, que visa chamar a atenção da sociedade para tudo o que diz respeito a Saúde Mental e emocional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses serviços.

Estudos e pesquisas sobre os efeitos colaterais da pandemia de Covid-19 multiplicam-se em toda parte do mundo e suas conclusões revelam um dos mais importantes desafios da atualidade: cidadãos, autoridades e instituições sociais devem desenvolver estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e promover a Saúde Mental das pessoas.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia. Outro estudo, desenvolvido pelo Instituto Ipsos e encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, concluiu que 53% dos brasileiros achavam que sua Saúde Mental “tinha piorado bastante no último ano”.

Em relação às faixas etárias iniciais da vida, uma pesquisa conduzida pelo UNICEF/Gallup mostrou que 22% dos adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou têm pouco interesse em ‘fazer coisas’.

Em sua 9° edição, a campanha Janeiro Branco intensifica as ações em relação a tudo o que pode e deve ser colocado em prática para promover mais saúde para as pessoas. Conheça, a seguir, uma lista de atitudes e condições diretamente relacionada a vida com mais Saúde Mental.

10 atitudes para um mundo com mais saúde mental

• Políticas públicas para a saúde mental e condições sociais dignas de existência
  • Prática de exercícios físicos e hobbies terapêuticos
  • Autoconhecimento