qua

abr 24, 2024

Sindmepa Informa – 09.01.2022

SAÚDE MENTAL

O mundo pede por mais saúde mental. Este é o lema da campanha Janeiro Branco deste ano, que visa chamar a atenção da sociedade para a saúde mental e emocional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses serviços. Entre as ações que estimulam o bem-estar estão a prática de exercícios físicos e hobbies terapêuticos. Não deixe de cuidar da sua saúde mental. Se for preciso, recorra a um psiquiatra.

ACIDENTES

O Pará fechou o ano contabilizando mais dois acidentes com escalpelamento nos seus rios, elevando para 16 casos registrados em 2021, sendo um óbito. Trata-se de uma marca deplorável que nos aproxima dos piores anos em registro de casos. Justo quando começávamos a vencer essa marca que mancha nossos rios. Os últimos dois casos foram em Curralinho, que já registrava um acidente recente e, o último, em Portel. A falta de punição aos donos de embarcações e de investimento em ações educativas de prevenção continuam prejudicando o combate aos acidentes.

SUBIDA

A média móvel de casos notificados de covid-19 subiu 111% no Brasil em duas semanas. Os casos da nova variante chegam primeiro via serviço privado diante de pessoas que viajaram para fora do país e/ou sudeste. Por isso, é sempre bom perguntar sobre viagem aos pacientes e sobre o quantitativo de vacinas anticovid. Após a chegada da viagem, a transmissão comunitária é provável sem as orientações de medidas de isolamento domiciliar.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Médicos da Urgência e Emergência de Belém já se organizam em um movimento de advertência para alertar os gestores municipais sobre as consequências que podem advir em função dos constantes atrasos nos seus pagamentos. Nada justifica esta prática, até porque trata-se de profissionais que submetem-se aos riscos inerentes à própria prática médica, em tempos de pandemia. Aliás, o titular da Sesma suspendeu a audiência que teria com o sindicato por motivo de saúde, mas até agora não remarcou o encontro. E os problemas se acumulam.

PLANTONISTAS

Como os plantonistas ainda não receberam, temos que dizer que o Prefeito de Belém faltou com a verdade quando afirmou que não há atrasos de pagamentos de médicos da Sesma. Deve, e tem, a obrigação moral de pagar a quem trabalha arriscando suas vidas e tem de sustentar suas famílias. O Sindmepa vai procurar todos os meios legais possíveis para que o pagamento dos médicos seja respeitado.

CINETEATRO

Nesta terça-feira, 11, o Cineteatro Sindmepa exibe o documentário “Alive Inside”, dirigido por Michael Rossato-Bennett. A obra aborda a forte conexão entre música e alma, uma cura que atinge onde os medicamentos normais não chegam. E na quarta-feira, 12, a programação segue com show de Silvinha Tavares. Celebrando os 406 anos de Belém, a cantora e compositora preparou um repertório especial para a Quarta Musical. É sempre às 19h, no Cineteatro do Sindmepa, com entrada franca. Não fique de fora!