sáb

abr 13, 2024

Sindmepa Informa – 16.01.2022

CAOS

A situação de atendimento das urgências e emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Ananindeua estão muito ruins, com insuficiência de médicos para atender a demanda, já que as UPAs comportam três médicos e apenas dois estão atuando neste período de superlotação. Faltam materiais e medicamentos, faltam diretor técnico e clínico e, além de tudo, falta segurança nas unidades. Ou seja, uma verdadeira fartura.  Providências foram solicitadas à Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, à Prefeitura, ao Ministério Público de Ananindeua e à diretoria executiva da Health & Care.

PAGAMENTOS

Depois que os médicos dos PSM do Guamá e 14 e das UPAS terem deflagrado um movimento de triagem de pacientes, a Sesma finalmente pagou os plantões referentes ao período de 16 de outubro a 15 de novembro. As justificativas alegadas para o atraso não convenceram. O Sindmepa continua aguardando a reunião com o secretário de saúde e o Prefeito de Belém para estabelecermos uma data fixa para o pagamento.

ESTRANHO

O que chega a ser estranho nesse processo de atrasos de pagamentos dos médicos é o fato de que as empresas que intermediam o trabalho médico têm recebido em dia seus pagamentos, enquanto que os médicos com vínculo direto com a Sesma recebem com atraso. A situação chega a sugerir se tratar de uma estratégia para a terceirização total do serviço de urgência e emergência. Será isso?

ANESTESISTAS

Previsão de problemas nos hospitais de urgência e emergência da Sesma. É que a gestão da secretaria resolveu fazer uma nova concorrência para o serviço de anestesia, mudando a forma de remuneração praticada ao longo do tempo e já consolidada, que é por valor de Plantão. Agora querem pagar por produção, o que não agradou nem um pouco aos anestesistas.

VISITA

O Sindmepa esteve em visita ao PSM da 14, na última quinta-feira, 13, para verificar as condições de trabalho e conversar com os médicos. Em breve, divulgaremos um relatório para conhecimento das autoridades competentes e que servirá de subsídio para a reunião que estamos solicitando ao MPE, para tratar das deficiências na área da saúde do município de Belém. Participaram da visita os diretores Vilma Hutim e Emanuel Resque, acompanhados da assessoria jurídica do Sindmepa.

NARA LEÃO

“O Sol Brilha na Imensidão”, de John Ford, será o longa exibido nesta terça-feira, 18. O filme conta a história do juiz William Priest (Charles Winninger), um senhor amigável, que terá que enfrentar o recém-chegado, Horace K. Maydew (Milburn Stone) na eleição. E na quarta-feira, 19, o show é com Camila Alves, em um espetáculo especial dedicado à Nara Leão. É sempre às 19h, no Cineteatro do Sindmepa, com entrada franca.