Sindmepa Informa – 30.01.2022

METROPOLITANO
Médicos do Hospital Metropolitano, administrado pela Pró-Saúde, permanecem sem receber a totalidade dos seus salários de mês de novembro, que deveriam ter sido pagos até 25 de dezembro. No final de dezembro, a Pró-Saúde pagou apenas 50% dos salários e até o momento o restante ainda não foi quitado. O Sindmepa enviou ofício à instituição cobrando um posicionamento sobre os pagamentos. Aliás, enviou ofício aos demais hospitais administrados pela Pró-Saúde no estado solicitando reunião para tratar de reajuste salarial dos médicos, até agora sem qualquer resposta.

CAMPANHA FMB
A Federação Médica Brasileira lançou uma campanha com todos os sindicatos médicos associados contra agressões aos profissionais médicos em seus locais de trabalho. Na campanha que está nas redes sociais da entidade e dos sindicatos filiados, a entidade pergunta: “Você sairia de casa para trabalhar todos os dias sabendo que pode ser agredido covardemente? ”. Além de expor os problemas enfrentados pelos médicos em seus ambientes de trabalho, a FMB busca o apoio da população para a causa. A população precisa ser parceira do médico na cobrança por saúde pública de qualidade! Mais respeito com quem cuida da sua vida! Estamos juntos nessa causa.

DIÁLOGO
A deputada do PSOL, Vivi Reis, prometeu intermediar o diálogo entre a categoria médica e a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. Ela esteve no Sindmepa na última quinta-feira para ouvir as queixas da entidade e tentar buscar soluções para os problemas apontados, entre os quais atrasos constantes de pagamento, falta de reajuste do salário e condições de trabalho. Na torcida para que a deputada obtenha sucesso.

TERMO
Depois de Belém ser mencionada em mídia nacional como uma das poucas capitais que ainda estavam exigindo assinatura de termo de responsabilidade para vacinar crianças entre 5 e 11 anos, a Prefeitura de Belém, informou em nota técnica que a partir de quinta-feira, 27, pais e responsáveis que levarem seus filhos para vacinar contra a covid-19 em qualquer um dos 18 pontos da capital não precisarão mais assinar o Termo de Responsabilidade. Vigorou o bom senso desta vez.

REAJUSTE
A Prefeitura de Belém resolveu aloprar e concedeu um reajuste “enorme” de 5% sobre o salário base de R$ 827,87, passando para R$ 869,26, um aumento real de R$41,39. O menor salário base do Brasil. Se o Salário mínimo de R$ 1.212 reais não dá para custear as necessidades básicas de uma pessoa, quanto mais um salário ainda menor que o mínimo.

BELOS SONHOS
O filme “Belos Sonhos”, de Marco Bellocchio, será a obra exibida no Cineteatro do Sindmepa, amanhã. O longa é baseado no romance autobiográfico homônimo de Massimo Gramellini, um jornalista respeitado que sofreu uma perda irreparável e precisa encarar as memórias de seu passado doloroso. Já a Quarta Musical será com o guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical, Kim Freitas. O músico será acompanhado por Duda Silva, na bateria, e Jonatas Gouveia, no contrabaixo. É sempre às 19h, no Cineteatro do Sindmepa, com entrada franca.