WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Como usar o certificado digital pelo celular

0

A praticidade oferecida pelo certificado digital é indiscutível. Empreendedores, profissionais liberais, autônomos e pessoas físicas reconhecem essa vantagem e, por desejarem uma rotina mais dinâmica, investem na ferramenta. Se os modelos mais tradicionais do certificado instalados em notebooks e desktops já proporcionam essas vantagens, o que dizer daqueles que podem ser acessados diretamente pelo celular ou outro dispositivo móvel?

O uso dos smartphones como ferramenta para operacionalizar diversas tarefas do nosso dia a dia já é uma realidade. Hoje, esses aparelhos são vistos como um método mais ágil e eficiente para fazer transferências bancárias, resolver pendências burocráticas, enviar arquivos e outras atividades. O certificado digital, por sua vez, é usado para muitas dessas aplicações. Neste artigo, mostraremos que é possível unir as duas tecnologias e utilizar o smartphone de forma segura em diversas operações por meio de um certificado digital.

Qual o tipo de certificado digital para celular?

Quem se interessa pelo mercado de certificação digital sabe que os principais métodos de armazenamento desse documento eletrônico são em smartcard, token, nuvem e desktop. Porém, o que poucos sabem é que existem alguns modelos de certificado digital que ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados pelo celular.
Com essa ferramenta, é possível evitar deslocamentos e realizar transações digitais de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, tudo de forma rápida e descomplicada.

Certificado digital em nuvem (Bird ID)

O certificado digital em nuvem é uma ferramenta que tem ganhado novos adeptos a cada dia. Diferentemente dos modelos A1 (armazenado no computador) e A3 (arquivado no smartcard ou token), ele é salvo diretamente em ambiente virtual, o que permite que ele seja acessado de qualquer dispositivo, inclusive celulares.

Para usá-lo, além dos dados de acesso, é necessário que o usuário esteja conectado à internet. Assim, ele consegue efetuar todas as transações eletrônicas que a ferramenta permite, como assinatura de contratos, acesso ao e-CAC, envio de declaração do Imposto de Renda, envio de SPED e muitas outras.

Como usar o certificado digital pelo celular

As vantagens oferecidas pelos modelos de certificado digital que podem ser acessados pelo celular começam pela facilidade de instalação e funcionamento das ferramentas no dispositivo móvel. Para acessá-los, é necessário que o usuário instale o aplicativo para uso do certificado no aparelho. O Bird ID oferece seu app próprio. Após baixá-lo, o próximo passo é configurar o certificado digital ao celular e definir uma senha de acesso, que será solicitada sempre quando for usá-lo.

Em geral, os aplicativos podem ser baixados para celulares com sistema operacional Android ou iOS. Porém, é importante que ele seja o mais atualizado possível, pois sistemas mais antigos podem não ser compatíveis com a tecnologia.

Vantagens de usar o certificado digital para celular

O empreendedor, profissional autônomo, liberal ou pessoa física que opta por investir em um certificado digital para celular ganha em diversos aspectos. Confira as principais vantagens que a ferramenta oferece aos usuários.

Acessibilidade e mobilidade

Uma das principais vantagens do modelo em nuvem é a possibilidade de o usuário acessá-lo a qualquer hora do dia, sem a necessidade de levar ou usar qualquer aparelho, ou recurso adicional. Ou seja, o próprio dispositivo móvel já é suficiente para que o titular consiga utilizar o certificado sem nenhuma dificuldade.

Economia

Economia é outro ponto positivo dos dois modelos de certificado. Ao usá-los, reduz-se os custos com deslocamento para a execução de determinadas operações que antes eram realizadas presencialmente, com materiais para impressão e equipamentos auxiliares para a sua utilização (leitoras de cartão ou tokens).

Cuidados ao usar o certificado digital pelo celular

Se os certificados digitais armazenados em desktops ou mídias físicas exigem alguns cuidados para uso, com as versões para celular não seria diferente. Essa é uma forma de protegê-los de crimes cibernéticos e outras situações que possam colocar seus dados pessoais ou de negócios em risco.

Elabore uma senha forte

A proteção do seu certificado Bird ID deve começar com a senha de acesso. O ideal é que ela seja formada por combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
Evitar sequências que referenciam alguma informação básica sobre você, como data de nascimento, telefone e CPF, por exemplo, também é importante.

Não se esqueça da renovação

Certificados digitais para celular também precisam ser renovados. Para isso, é fundamental ficar atento ao prazo de validade e requisitar a renovação antes mesmo de o período acabar. Caso não seja renovado, todas as suas funcionalidades deixam de ter legalidade jurídica.

Não compartilhe sua senha de acesso com ninguém

Além de criar uma senha de acesso forte, você deve evitar compartilhá-la com outras pessoas. Essa é a maneira mais segura de impedir que a combinação caia em mãos erradas e você tenha suas informações expostas.

Invista em um certificado em nuvem e tenha a tecnologia do certificado no seu celular

Agora que você já sabe o quanto um certificado digital que pode ser acessado pelo celular traz praticidade e segurança para a sua rotina, não deixe de investir em um para você. A Virtual Cert, empresa especializada em certificação digital, oferece o Bird ID, um certificado digital em nuvem que pode ser usado em celulares e outros dispositivos móveis.

Solicite agora mesmo a emissão da sua ferramenta e realize operações em ambiente virtual de forma dinâmica, segura, prática e com validade jurídica. Médicos associados ao Sindmepa contam com descontos especiais.

Fonte: Virtual Cert

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará