ter

abr 16, 2024

Sindmepa Informa – 06.02.2022

CONQUISTA
Uma luta antiga da diretoria colegiada e do Núcleo Acadêmico do Sindicato dos Médicos do Pará acaba de se concretizar: estudantes de medicina que integram o projeto Acadêmico Aspirante, do Sindmepa, agora passam a ter acesso ao plano de saúde da Unimed, que atende a entidade. A parceria prevê até 55% de desconto no plano, entrando sem carências se for no mês de março.

DEPENDENTES
Os associados ainda podem incluir cônjuge, filhos e enteados como dependentes. O Sindmepa trabalha agora na regulamentação da forma de adesão ao plano junto à Unimed (as exigências legais) e nos ajustes internos em termos de documentação e sistema de informática para iniciar a adesão dos acadêmicos aspirantes o mais breve possível.

MULHER MÉDICA
Na última quinta-feira, 03, tivemos as comemorações pela passagem do Dia da Mulher Médica. A data foi criada em homenagem ao dia do nascimento da Dra. Elizabeth Blackwell, primeira mulher a se graduar em medicina no mundo. Rejeitada em dez Universidades, foi admitida no Geneva Medical College, de Nova Iorque, tendo se graduado no dia 11 de janeiro de 1849. O Sindmepa presta homenagem a todas as médicas pelo seu dia reconhecendo sua competência, sensibilidade e dedicação aos pacientes e à medicina.

PL 150
A Federação Médica Brasileira (FMB), entidade que representa pelo menos 400 mil médicos brasileiros, está em campanha junto a deputados federais para que seja incluído com brevidade na pauta de trabalhos da Câmara o Projeto de Lei Complementar 150/2020. O PL permite aos servidores públicos civis e militares a contagem do período de maio de 2020 a dezembro de 2021, para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço, corrigindo uma injustiça contra os profissionais que se mantiveram atuantes e na linha de frente durante a pandemia.

UPAS ANANINDEUA
A empresa que gerencia Upas em Ananindeua respondeu a ofício enviado pelo Sindmepa, no início de janeiro, sobre o não cumprimento de cláusulas contratuais com médicos, informando que vem cumprindo o que está em contrato. Contudo, médicos das Upas continuam denunciando a sobrecarga de trabalho nas unidades, devido à falta de pessoal suficiente. Ainda de acordo com os médicos, falta infraestrutura e segurança nas unidades.

IRREGULAR
Médicos de São Domingos do Capim denunciam ao Sindmepa a existência de médicos trabalhando no hospital municipal sem possuir CRM. Uma prática que vem se tornando corriqueira especialmente nos municípios do interior do Pará e põem em risco a saúde da população.

MEU ANJO
Nesta terça-feira, 08, o Cine Sindmepa exibe o filme “Meu Anjo”, dirigido por Vanessa Filho. O drama retrata a história de Marléne (Marion Cotillard), mãe de uma garotinha de oito anos, a quem não atribui muita atenção. Certo dia Marléne manda a filha sozinha para casa e não vai ao encontro da menina, deixando-a entregue à sua própria sorte.

QUARTA MUSICAL
E na Quarta Musical, 09, o show é com o cantor, ator, compositor e produtor cultural, Luis Girard. Acompanhado por Manassés Malcher no violão, o artista fará uma síntese de seus últimos trabalhos, além de interpretar obras de Vavá da Matinha, músicas internacionais e MPB. O show é sempre às 19h, com entrada franca, no Sindmepa.