WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 13.02.2022

0

FÓRUM
No último dia 7 foi realizada mais uma reunião do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos, na Casa Civil, com a presença de representantes da equipe econômica do governo e dos sindicatos que compõem o fórum. Entre outros anúncios, o governo garantiu que os servidores terão reajuste acima da inflação, mas ainda não definiu o índice a ser aplicado, pois ainda estão sendo realizados estudos sobre os impactos financeiros do reajuste dos professores. Estranhamente, o Sindmepa, que representa médicos servidores públicos, não foi convidado a compor este fórum. Porque será?

SEM CRM
Médicos de Santarém denunciaram ao Sindmepa que uma profissional está atuando sem CRM do Pará no município. Ainda segundo a denúncia, a prática também ocorre na unidade Nova República, no Samu e na unidade de covid-19, onde vários profissionais atuam sem CRM. A denúncia já foi enviada ao MPE e ao Conselho Regional de Medicina. O Sindmepa segue acompanhando o caso.

ABELARDO
Médicos do Hospital Abelardo Santos denunciam que a unidade está sem obstetras suficientes para atendimento. Como se não bastasse, médicos sem especialidade estão sendo escalados para suprir as necessidades do Hospital. Sobre a situação na unidade, a OS Instituto Social Mais Saúde, responsável pela gestão do hospital, confirma que existem médicos não especialistas em obstetrícia, sem RQE, atuando no hospital. Uma total irresponsabilidade. Vamos aguardar providências dos órgãos competentes

SUS
Médicos credenciados ao Sistema Único de Saúde, SUS, de Belém reclamam ao Sindmepa a falta de pagamento de seus honorários relativo às produções dos meses de outubro, novembro e dezembro. Segundo eles, não há previsão para o pagamento agora em fevereiro. Essa é a realidade dos trabalhadores que arriscam a vida no combate à pandemia. Muita insensibilidade, para não dizer irresponsabilidade.

TRANSPARÊNCIA
A 8ª e 9ª Promotorias de Justiça de Santarém conseguiram liminar obrigando a Pró-Saúde a dar publicidade e transparência ao contrato de gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas. A associação tem 30 dias para incluir as informações em sítio eletrônico, em tempo real, para viabilizar aos cidadãos e aos órgãos de controle social a fiscalização de todos os atos relacionados ao Contrato 023/2014/Sespa e aditivos. O Sindmepa vai solicitar o mesmo procedimento em relação aos outros hospitais públicos gerenciados por O.Ss no estado.

DIEESE
Os gastos com a cesta básica para uma família de Belém já ocupavam, no final do ano passado, 54,73% do salário mínimo em vigor no estado. Os dados sobre conjuntura econômica atual e seus impactos sobre o mercado de trabalho, emprego e renda dos paraenses foram divulgados na última quarta-feira em reunião promovida pelo Dieese com representantes de centrais sindicais. Nosso diretor João Gouveia, que é coordenador sindical do Dieese/PA, participou da reunião do órgão.

PSM 14
Na próxima quarta-feira, 16, o Sindmepa se reúne, de forma virtual, com representantes do Ministério Público Estadual para discutir a situação dos médicos do HPSM da 14. Atrasos de pagamentos e péssimas condições de trabalho apontadas em relatório de visita técnica feita pelo Sindmepa ao hospital, salários e abonos defasados e suspensão do abono Covid dos plantonistas serão alguns dos temas em pauta.

CINEMA E MÚSICA
O Cine Sindmepa exibe o clássico “A Última Sessão de Cinema”, na próxima terça-feira, 15, em homenagem ao diretor Peter Bogdanovich, que faleceu em janeiro deste ano. Já a Quarta Musical traz o show “Acusticanto: Mansidão vs Fúria”, de Olavo Mendes. O cantor fará uma apresentação de voz e violão, com pop-rock nacional e internacional. É sempre às 19h, com entrada franca, no Sindmepa e transmissão pelo instagram @sindmepa.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará