qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 27.02.2022

DIÁLOGO
Nesta semana, após inúmeros pedidos oficiais do sindicato para dialogar com a atual gestão da saúde municipal, finalmente fomos recebidos pelo atual titular da Sesma, o colega Maurício Bezerra. Solícito, ele reconheceu as condições de trabalho ruins e se comprometeu em receber o Sindmepa para um diálogo permanente, a cada dois meses. Isso é bom, mas é preciso resposta efetiva para mudança no estado de coisas envolvendo a saúde municipal. Ficamos no aguardo da compra de equipamentos e medicamentos, prometida, e a regularização dos pagamentos até o mês de março, como garantiu o secretário.

SINDICALIZAÇÃO
O Sindicato abre oficialmente neste mês de março a campanha de sindicalização 2022. Quem se associar até o dia 30.03, entra na Unimed livre de carência e ainda dispõe do desconto de até 55% no plano. O Sindmepa já é considerado um dos mais fortes sindicatos da região Amazônica e tem reconhecimento nacional entre as entidades médicas. Estamos esperando os colegas que ainda não estão conosco para aproveitar mais esta oportunidade de fortalecer nossa categoria. Juntos somos mais fortes.

PEJOTIZAÇÃO
No último dia 8, a 1ª Turma do STF decidiu, por 3 votos a 2, que a “pejotização” não viola a legislação trabalhista, se não estiverem presentes os requisitos da relação de emprego. No caso concreto, permitiu que uma organização social que administra quatro hospitais públicos e uma unidade de pronto atendimento, na Bahia, contrate médicos como pessoas jurídicas. É o reconhecimento de uma fraude trabalhista. Leia mais em nosso site: https://bit.ly/3JQyvDw

ÁLCOOL
Pesquisa conduzida pela Organização Pan-Americana de Saúde apontou que houve aumento considerado no consumo de álcool, tanto entre homens quanto entre mulheres. O estudo mostra que 74% dos brasileiros entrevistados beberam durante a pandemia e 42% beberam de forma descontrolada. Fevereiro é o mês oficial de combate às drogas e ao alcoolismo. O SUS oferece atendimento gratuito às pessoas que sofrem com esse mal. Não hesite em procurar ajuda.

CAMPANHAS
O mês de fevereiro traz campanhas associadas as cores roxa e laranja. O roxo lembra o combate ao Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer. Já a cor laranja é associada à campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia. As doenças são silenciosas em seus sintomas e de progressão gradual, por isso não deixe de se consultar regularmente. Em caso de suspeitas, procure a unidade de saúde mais próxima.

CARNAVAL
Com a chegada do feriado de carnaval, o Sindmepa reitera a importância de se manter os cuidados e proteção contra a covid-19. Mesmo que vários municípios tenham suspendido as comemorações, é necessário reforçar a orientação sobre aglomerações. A pandemia ainda não acabou e precisamos manter cuidados para não gerar colapso nas unidades de saúde. Proteja-se! Por você, seus familiares e por todos os profissionais de saúde.

ACADÊMICOS
A partir do próximo dia 3, os Acadêmicos Aspirantes associados ao Sindmepa poderão ter acesso ao plano de saúde Unimed/Sindmepa, que tem descontos especiais para a categoria. Todo o processo de adesão ao plano será feito diretamente pelo sistema de informática do Sindmepa, Gestão na Mão. O acadêmico deve entrar em seu Espaço Médico e acessar a área de serviços na aba Plano de Saúde e seguir o passo a passo para aderir. Em seguida, é só aguardar a aprovação por parte da operadora. Lembrando que em março as adesões são sem carência.

CINEMA E MÚSICA
Por conta do feriado prolongado, esta semana não teremos a tradicional agenda cultural do Sindmepa. Mas as programações retornam nos dias 8 e 9 de março, com eventos especiais em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Acompanhe o site e as redes sociais do sindicato no Facebook e Instagram.