sáb

sáb

jul 27, 2024

Sindicato renovado: Temos 500 acadêmicos em nosso time

Veteranos e calouros de medicina compareceram a mais uma Cerimônia de Certificação do projeto Acadêmico Aspirante do Sindmepa. O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, 17, no Cineteatro, onde os estudantes puderam conhecer as dependências do sindicato, além de suas principais ações e lutas ao longo desses 40 anos. A cerimônia também celebrou a marca de 500 acadêmicos associados alcançada esta semana, junto a mais uma novidade: agora, cada cerimônia homenageará uma importante personalidade da medicina no Estado.

O evento organizado pelo Núcleo Acadêmico contou com apresentações dos diretores Belmiro Neto e Eunice Costa, que falaram sobre a composição da nova diretoria, sobre o projeto Acadêmico Aspirante, os deveres de seus membros, além de expor o passo a passo do sistema Gestão na Mão, direcionado aos acadêmicos. O diretor geral deu início ao evento homenageando o patrono do NA, o médico radiologista Roberto Hesketh Cavalleiro de Macedo, falecido em novembro do ano passado.

“Como eu mencionei durante a cerimônia, nós somos o resultado de uma sementinha que ele plantou lá no passado e que agora está florescendo. A gente teve um crescimento expressivo, principalmente nesse último ano, onde tivemos mais de 100 associações. A gente sabe que a rotatividade é muito grande, pois existem estudantes que vão saindo porque se formam, mas também temos o apoio daqueles que estão entrando, principalmente dos calouros”, reforçou Belmiro.

O evento reuniu diretores e acadêmicos no Sindmepa

Everson de Carvalho da Cunha, calouro da Universidade Federal do Pará é um dos novos associados ao projeto. O estudante conta que conheceu a iniciativa do sindicato durante a Semana do Calouro da universidade e após seis anos de preparo para cursar medicina pretende aproveitar cada oportunidade.

“Conhecer pessoas que fazem parte da medicina e os benefícios que o projeto oferece para os acadêmicos foi o que eu achei mais estimulante e cabe à gente conhecer para futuramente participar junto com os outros”, pontuou. “Tudo é uma novidade, eu falei que iria aproveitar ao máximo esse período, porque eu sempre quis isso então eu vou aproveitar o que a medicina tem a me oferecer”, acrescenta.

A veterana do 10° semestre de medicina da UFPA, Silvia de Brito considera o projeto Acadêmico Aspirante inovador, pois proporciona mais conhecimento aos futuros profissionais. “O Sindicato dos Médicos está sendo inovador por trazer essa proposta de pessoas que ainda não são profissionais, mas que estão se preparando. Isso faz com que quando eles se formem já conheçam um pouco da área sindical”, afirma.

O diretor do Sindmepa deu as boas-vindas aos novos associados

Os novos aspirantes também foram recebidos pelo coordenador do projeto e diretor financeiro do Sindmepa, Waldir Cardoso, que em sua apresentação falou sobre as ações do sindicato, tanto na defesa da categoria médica quanto na busca pelo atendimento de qualidade à população, além das ações desenvolvidas pelo Sindmepa e seu Núcleo Acadêmico. “Recebemos os novos Acadêmicos Aspirantes e celebramos a conquista de 500 estudantes associados. Um marco para esta gestão do Núcleo Acadêmico”, parabenizou o diretor.

A próxima cerimônia já tem data marcada. Será realizada de forma online na quinta-feira, 24, às 19h. O convite será enviado por meio do sistema Gestão na Mão aos acadêmicos associados. Para fazer parte do projeto basta se inscrever no site: https://bit.ly/3xWNqam, e aguardar a cerimônia de entrega das carteiras.

Acesse a galeria de fotos do evento