qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 20.03.2022

CONCURSO
Vai ter concurso público este ano no Pará, tanto para a Santa Casa quanto para a Sespa. Pelo menos foi o que garantiram o secretário titular da Sespa, Romulo Rodovalho Gomes, e o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, em audiência realizada esta semana, a pedido do Sindmepa. Aliás, a primeira audiência da atual gestão com o Sindicato. Se prevalecer o que ficou acordado, o diálogo será restabelecido para se discutir diversos assuntos de interesse da categoria. Enfim.

TRANSPLANTES
Na audiência com o titular da Sespa, entre outros assuntos levantados, foi discutido a questão dos transplantes no estado, que tiveram uma queda brusca nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. O secretário disse que o estado planeja retomar o serviço de transplante de fígado criado em 2015 na Santa Casa. E nos próximos meses será aberta uma discussão sobre outros tipos de transplantes no estado, como córnea, rins, entre outros, que também atravessam dificuldades.

PSIQUIATRIA
Outro problema sério que precisa ser discutido no estado é a falta de psiquiatras para o atendimento ao público que procura os Cras. A Sespa garante que os Centros de Referência estão bem equipados e que faltam profissionais. Mas o problema maior é a falta de atrativos para psiquiatras, já que o estado oferece uma remuneração que não compensa a esses profissionais trabalhar no setor público.

CENTENÁRIO
A Academia de Medicina do Pará promoveu na última quinta-feira sessão especial em homenagem ao centenário de vida do Dr. Renato Chalu Pacheco. Dr. Chalu é o associado mais longevo do Sindmepa, já há cerca de 19 anos na Casa, e com justa razão também foi homenageado pelo Sindicato com uma placa comemorativa. Nossas felicitações ao dr. Chalu e família.

ATRASOS
Denúncias que chegam ao Sindmepa dão conta de que a Amaz Saúde, empresa terceirizada pela Pró-Saúde, que gerencia o hospital Metropolitano, teria pago somente 50% do mês de janeiro e ainda sem previsão do restante do salário e do mês de fevereiro. O Sindmepa fará, inicialmente, uma cobrança administrativa à empresa. Medidas mais rigorosas poderão ser tomadas, se necessário.

METROPOLITANO
Sobre a convenção coletiva do Hospital Metropolitano, o jurídico do Sindmepa acionará a Pró-Saúde para pagar o reajuste dos médicos celetistas por todo o período que estão trabalhando sem reajuste, ou seja, há 3 anos.

CALOUROS
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa participou de mais uma Semana do Calouro realizada pela Universidade Federal do Pará. Os diretores Ana Paula Xerfan e Belmiro Neto falaram sobre o projeto Acadêmico Aspirante, como se associar e os benefícios oferecidos aos acadêmicos associados. Representantes da UFPA relembraram a importante luta, apoiada pelo Sindmepa, para que os estudantes da Federal fossem vacinados antes de retornar ao ensino presencial.

ACADÊMICOS
Esta semana alcançamos a marca de 500 acadêmicos associados. A adesão dos estudantes é resultado da atuação do Sindmepa para garantir que o ideal de uma medicina de qualidade esteja presente no universo dos médicos desde a academia. Além de mostrar o empenho dos futuros médicos em fortalecer o movimento sindical e o desejo de lutar pelo ensino de qualidade no Estado. Sejam todos bem-vindos!

CINEMA E MÚSICA
“Uma Estrada para Recomeçar”, de Logan Marshall-Green, é o filme em cartaz nesta terça-feira, 22, no Cine Sindmepa. O longa é sobre os dramas de um ex-presidiário tentando se adaptar à nova vida. Já na Quarta Musical o show presencial fica por conta da cantora Ruth Costa. Com influência de artistas como Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Elza Soares, a cantora promete um belíssimo show com muito samba. A apresentação também será transmitida, às 19h, pelo Instagram @sindmepa.