Sindmepa Informa – 27.03.2022

ÚLTIMOS DIAS
Faltam apenas três dias para quem deseja se associar ao Sindmepa e ingressar no plano de saúde Unimed/Sindmepa sem carência. São inúmeras vantagens para quem se associa. Além do plano de saúde e odontológico, assessoria jurídica, seguro de vida gratuito no ato da sindicalização, descontos em serviços de assessoria contábil, cursos de especialização, línguas estrangeiras e uma série de descontos em produtos e serviços de parceiros. É só até o dia 30. Junte-se a nós.

MARÇO AZUL
Visando conscientizar a população sobre o câncer colorretal e a importância do diagnóstico e tratamento precoces, este mês tem como foco a campanha Março Azul Marinho. O tumor maligno é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. Para evitar esse e outros tipos de cânceres, deve-se manter em dia os cuidados com a saúde e, em casos de suspeita, procurar atendimento profissional imediatamente.

FGTS
Médicos de todo o País estão autorizados a preencher o Relatório de Doenças Graves para Solicitação de Saque do FGTS, quando o preenchimento do documento for requisitado por escrito pelo próprio paciente. A orientação da Coordenação Jurídica do Conselho Federal de Medicina se deu em resposta a questionamento enviado à autarquia pela Caixa Econômica Federal. Para emitir a orientação, a análise jurídica da autarquia se baseou no artigo 73 do Código de Ética Médica.

DECLARAÇÃO IR
Com a implantação do sistema Gestão na Mão, agora os associados do Sindmepa poderão ter acesso a todas as suas informações para declaração do Imposto de Renda. Basta entrar no Gestão na Mão e ir na aba “Declarações”. O login do médico é o seu CRM e a senha o seu CPF, podendo a senha ser alterada a partir do primeiro acesso. Para obter seus dados, acesse: https://sindmepa.robot.rio.br/.

IMPOSTO
E por falar em IR, médicos associados ao Sindmepa contam com descontos especiais na contratação do serviço de declaração de imposto de renda da Dr. Números. O prazo de apresentação da declaração do IR vai até o dia 29 de abril. Para mais informações, chamar Whatsapp Business (91) 3102- 6161.

RETORNO
O Sindmepa está de volta ao Conselho Estadual de Saúde, após uma temporada de afastamento. Os diretores João Gouveia e Sherlon Elvis Pinto Raiol tomaram posse na última quarta-feira. Na ocasião, foi discutido o plano de contingência da Covid e o panorama da vacinação no estado, a infraestrutura do Conselho e a eleição do novo corpo de conselheiros.

MALÁRIA
Esta semana, Belém apresentou 13 casos de Malária. O surto está localizado no bairro do Umarizal, segundo a Sesma. Em 2021, a capital havia detectado sete casos da doença, após dois anos sem registros de contaminação originária. Os sintomas incluem calafrios, febre alta e dores no corpo. O diagnóstico precoce é fundamental e a medicação é ofertada aos pacientes gratuitamente pelo SUS.

AGENDA CULTURAL
O Cine Sindmepa exibe nesta terça-feira, 29, “As Sufragistas”, de Sarah Gavron. O longa trata da luta das mulheres pelo direito ao voto no Reino Unido. Na Quarta Musical o show é por conta dos alunos da Escola Magia das Cordas. Coordenados pelo violonista, arranjador e compositor, Cizinho os alunos farão apresentações com repertório variado, incluindo música paraense, rock, MPB e samba. É sempre às 19h, com entrada franca no Sindmepa. E transmissão ao vivo pelo perfil do @sindmepa no Instagram.