Prefeitura suspende leitos exclusivos para Covid. Mas é prudente esperar

0

O Sindicato dos Médicos do Pará – Sindmepa – manifesta sua preocupação diante da decisão da Prefeitura de Belém, anunciada nesta segunda-feira, 04, de  suspender os leitos clínicos e de UTI exclusivos para atendimento a pacientes de Covid-19, na rede municipal de Saúde.

A Sesma informou que a decisão foi tomada “em virtude da estabilidade da pandemia” e que nos últimos 10 dias a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para Covid está zerada na capital paraense.

Apesar dos argumentos da gestão municipal, consideramos prematura decisão e achamos que poderiam ter deixado pelo menos uma unidade ou parte dela de referência para o atendimento à Covid, até que tenhamos um maior número de vacinados.

Já que a gestão não liberou ainda sequer o uso da máscara em locais públicos, seria mais prudente que se aguardasse um pouco mais para se desmontar o atendimento exclusivo para Covid nas unidades de saúde municipais.

Como pondera o diretor do Sindmepa,  Waldir Cardoso. “Levamos um bom tempo para entender essa doença e estabelecer estratégias terapêuticas e de cuidados para salvar mais vidas. Isso não se passa facilmente para outras equipes. Manter um equipe ativa e alerta é prudente para não perdermos mais vidas”, conclui.