mar 29, 2024

mar 29, 2024

Quinteto Caxangá celebra o Choro na Quarta Musical

O quinteto Caxangá fará uma homenagem ao Dia Nacional do Choro, celebrado no dia 23 de abril, na Quarta Musical do Sindmepa. Além de músicas autorais, o repertório reunirá canções de importantes nomes do gênero e participações especiais dos músicos, Rick Sandres e João Vitor. O show tem início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e também pode ser visto ao vivo pelo perfil do @sindmepa no Instagram.

Criado por Camila Alves em 2015, o quinteto Caxangá é um grupo de música instrumental. Ao adotar este nome o grupo fez referência às tradicionais brincadeiras de roda infantis. A alusão veio da forma descontraída como os ensaios e apresentações do grupo acontecem, em roda ou semicírculo. O quinteto é formado pelos músicos João Marcos Palheta, clarinete; Sara Moraes, violino; Igor Sampaio, cavaco; Tomas Menezes, pandeiro e Camila Alves, no violão 7 cordas.

“O choro é o nosso gênero genuinamente brasileiro e um gênero instrumental. Inclusive a questão dos instrumentos que formam o grupo: o violão 7 cordas, cavaquinho, pandeiro, são as bases de um grupo tradicional de choro. Então é de fato o principal gênero que a gente toca”, ressalta Camila.

Imagem: Divulgação

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro, o grupo preparou o repertório com músicas autorais e clássicos do gênero. A violonista conta que a seleção inclui Pixinguinha, Jacó, Waldir Azevedo, Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, Adamor do Bandolim e Cachimbinho. A Quarta Musical ainda receberá duas participações especiais durante o show.

“A gente vai ter o Rick Sandres, um parceiro nosso, supertalentoso. Ele toca violino, bandolim, cavaquinho, violão. Ele é multi-instrumentista. E também vai ter a participação de um artista que eu conheci no Festival TEAlentos, que teve agora pelo Dia Mundial do Autismo. Ele está dentro do espectro do autismo e se chama João Vitor”, acrescenta.

Camila Alves ainda falou sobre os projetos do grupo para este ano, que inclui a gravação de um EP com a cantora Juliana Sinimbu, voltado para o baião e forró. “A gente gosta muito e tem muita influência de música nordestina no nosso repertório. Vamos fazer esse trabalho, que pretendemos lançar em junho, e trabalhar com ela em uma sequência de shows. O EP vai estar disponível em todas as plataformas digitais”, antecipa Camila.

Quarta Musical com quinteto Caxangá

Dia: 20 de abril de 2022

Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, n° 999.