qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 10.04.2022

MOSQUEIRO
A direção do Hospital do Mosqueiro recuou da decisão de retirar os obstetras dos plantões noturnos na Ilha, assunto pautado pelo sindicato em audiência com o secretário de saúde do município, na última sexta-feira, 1º. Afinal, o bom senso prevaleceu. Ganham todos, principalmente a população da bucólica. Valeu também a mobilização dos colegas que mantiveram o sindicato informado e atento ao problema.

REESTRUTURAÇÃO
Aliás, na mesma audiência com o titular da Sesma, o Sindmepa conseguiu importantes mudanças nas medidas de reestruturação que haviam sido anunciadas para o serviço de urgência e emergência do município. A Sesma concordou em subir o teto de 12 para 14 plantões (um total de 168 horas por mês), ponderando também, a necessidade de resguardar a saúde do trabalhador médico frente a jornadas excessivas. Sobre a renumeração dos diretores gerais, clínicos e técnicos, foi mantida a disposição de remuneração baseada em cinco plantões de 12 horas. Com o aumento do teto, os profissionais ainda poderão realizar nove plantões extras para atingir a carga horária prevista.

PALESTRA
E na próxima terça-feira, 12, a Dalmass, em parceria com o Sindmepa, realiza a palestra “Gestão e Qualidade em Sistema de Saúde, Hospitais & Clínicas”. O estudo é direcionado ao público da área de gestão em saúde. Para participar, basta levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a um projeto social. A palestra terá início às 18h30, no Sindmepa, com entrada franca e ainda oferece certificação aos participantes. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/3LEnypf.

COVID
A Prefeitura de Belém anunciou o fim dos leitos clínicos e de UTI exclusivos para atendimento a pacientes de Covid-19, na rede municipal de Saúde. Apesar dos argumentos de ocupação baixa desses leitos (zero ocupação nos últimos 10 dias, segundo a Sesma), achamos prematura a decisão. Se a capital paraense ainda não liberou sequer o uso da máscara em locais públicos, seria mais prudente que se aguardasse um pouco mais para se desmontar o atendimento exclusivo à Covid. Poderia-se deixar pelo menos uma unidade ou parte dela de referência para o atendimento, até que se tivesse um maior número de vacinados.

SIMPÓSIO
A Carreira e o Piso Nacional do Médico são os temas do Simpósio Nacional que acontece em Belo Horizonte, no período de 21 a 24 de abril próximo. A organização é do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, com apoio da Federação Médica Brasileira. O debate em torno da carreira de estado para médicos já vem de longa data e é a única forma de fidelizar médicos em seu local de trabalho e garantir mais qualidade de vida e direitos trabalhistas aos profissionais. Os diretores Wilson Machado e Waldir Cardoso vão participar representando o Sindmepa.

DIA MUNDIAL DE SAÚDE
Na data de 7 de abril se comemora o Dia Mundial de Saúde em alusão à criação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data é celebrada desde 1950 e a OMS, este ano, focou os debates e torno da necessidade de refletirmos sobre a criação de sociedades saudáveis num planeta saudável. O Sindmepa se associa à essa abordagem desejando um mundo mais saudável, mais humano e melhor para todos.

AGENDA CULTURAL
Nesta terça-feira, 12, o Cine Sindmepa exibe o clássico “O Evangelho segundo São Mateus” de Pier Paolo Pasolini. O longa retrata a história de Jesus Cristo, do nascimento à ressurreição, a partir do texto de São Mateus. Na Quarta Musical, 13, teremos a apresentação do cantor, compositor, violonista e produtor cultural, Márcio Macedo. No repertório músicas autorais, incluindo do álbum mais recente “Mar Adentro”, e composições de artistas nacionais. O show tem início às 19h, no Cineteatro e transmissão ao vivo pelo perfil @Sindmepa no Instagram.