abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 17.04.2022

TELESSAÚDE
Segmentos médicos estão preocupados com a mudança do relator do projeto de telemedicina, deputado Hiran Gonçalves (PP/RR), cujo texto preservava ítens fundamentais e específicos do exercício da medicina, defendidos pelo CFM. O novo relator estaria propondo mudanças ao texto do PL, inclusive a denominação de Telessaúde ao invés de Telemedicina. Isso abriria um leque amplo de permissões de profissionais na consulta, pondo em risco a saúde da população. Vale lembrar que a urgência para que o PL vá ao plenário foi aprovada.

INSPIRAÇÃO
A médica brasileira Angelita Habr-Gama entrou na lista dos cientistas mais influentes do mundo, segundo publicação do Estadão on line. Uma das cientistas mais premiadas do País, Angelita é pesquisadora e professora emérita da Universidade de São Paulo (USP) e foi reconhecida pela Universidade de Stanford (EUA) como uma das médicas que mais contribuíram para o desenvolvimento da Ciência no mundo. Um dado curioso é que Angelita, descendente de imigrantes libaneses, nasceu na ilha do Marajó, mudando-se depois para São Paulo com a família.

APOIO
O Sindmepa declara apoio incondicional à greve dos médicos do Acre, que estão paralisados desde o dia 8 de março, reivindicando reposição das perdas salariais de 2019 a 2021 e pagamento do auxílio covid-19, entre outros. Desde junho de 2021 que o governo do Acre se comprometeu a cumprir as demandas, mas até hoje, nada. Consideramos a falta de respostas à categoria um descaso com os profissionais e com a população.

NOVO
A Federação Médica Brasileira convidou o novo presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo, para participar do Seminário Nacional sobre Carreira e Piso Nacional do Médico, que vai acontecer agora em abril, em BH. Nossos parabéns ao novo presidente do CFM que, por coincidência, é formado no Pará, contemporâneo do nosso diretor de comunicação, Wilson Machado.

ACESSO
Nota divulgada pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará denuncia restrições de acesso a médicos em alguns hospitais do estado. É bom que se registre que, assim como no Ceará, no Pará também virou moda barrar médico em estabelecimentos de saúde, ferindo princípios do Código de Ética Médica. O Sindmepa reitera que tomará todas as medidas legais disponíveis para garantir ao médico seu direito de livre acesso à unidades e estabelecimentos de saúde.

AGENDA CULTURAL
O Cine Sindmepa desta terça-feira, 19, exibe um clássico de Luís Buñuel, “Discreto Charme da Burguesia”. Já a Quarta Musical faz uma homenagem ao Dia Nacional do Choro, com show do grupo Caxangá. A programação acontece sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo pelo perfil do @sindmepa no Instagram.