Sindmepa Informa – 24.04.2022

COVID-19
Esta semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia. Segundo o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde. Queiroga garantiu que haverá um período de transição e que mesmo com o fim da emergência sanitária “nenhuma política de saúde será interrompida”. Contudo, o Sindmepa reafirma que a medida não significa o fim da covid-19. É recomendável que a população mantenha os protocolos de segurança, como o uso de máscara em ambientes fechados e a constante higienização das mãos. A vacinação regular e os métodos de prevenção são fundamentais para que cheguemos a um momento de estabilização de registros da doença.

SOS SINDMEPA
O SOS Sindmepa é um canal de comunicação direta com o sindicato, disponível 24h por dia, durante todos os dias da semana, para atender as demandas dos médicos. É importante que os profissionais conheçam o serviço e salvem o contato, pois existem muitas situações que precisam de atenção fora do horário comercial, como no caso dos colegas plantonistas. Um diretor fica responsável por atender, tirar dúvidas ou orientar tomadas de decisão dos médicos no exercício da profissão. Em caso de emergência, ligue para: (91) 99989-3386.

SEMINÁRIO
Os debates em torno dos temas “Carreira Médico de estado” e “Piso nacional do médico” deram o tom do final de semana para os participantes do I Simpósio Nacional promovido pela Federação Médica Brasileira (FMB) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, anfitrião do encontro. Espera-se que os resultados do debate sirvam como parâmetros para se traçar novos caminhos envolvendo a atividade médica no Brasil. Os diretores Wilson Machado e Waldir Cardoso representaram o Sindmepa no evento.

JURÍDICO
E por falar em Seminário, o Sindmepa, por meio de sua assessoria jurídica, organiza para final do mês de maio um grande seminário para debater Direito Médico. Vão estar em pauta temas como O Trabalho médico no Brasil, Evolução das formas de contratação de médicos e médicas, Fraude e constrangimento para composição de sociedades de trabalho médico, Implicações fiscais da contratação como PJ, entre outros temas de extrema importância para o exercício profissional nos dias de hoje. O seminário será no Sindmepa, nos dias 27 e 28 de maio. Agende-se.

ATESTADO DE ÓBITO
Só um esclarecimento sobre atestado de óbito, já que a nota da semana passada sobre o assunto gerou controvérsias. O atestado de Óbito, também conhecido como declaração de óbito, é emitido por médicos para comprovar a morte de uma pessoa, ainda que a morte não tenha ocorrido dentro do hospital. Além de declarar o fim da vida de um indivíduo, no atestado o médico também deverá inserir quais foram as causas da morte. Já a Certidão de óbito, diferente do atestado e/ou declaração, é emitida por um cartório de registro civil das pessoas naturais e só pode ser obtida com o atestado de óbito. Esclarecido então!

AGENDA CULTURAL
Finalizando a programação de abril, o Cineteatro exibe nesta terça-feira, 26, o filme “O Fiel Camareiro”, dirigido por Peter Yates. E a Quarta Musical celebra o Dia Mundial do Jazz com show do pianista, compositor e arranjador, Robenare Marques. É sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo pelo perfil do @sindmepa no Instagram. Não perca!