ter

mar 19, 2024

ter

mar 19, 2024

Belém começa a aplicar dose de reforço contra covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a aplicar, a partir desta terça-feira, 31, a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, prevista em nota técnica divulgada na última sexta-feira, 27.

Em Belém, será usada a vacina Coronavac, devido à indisponibilidade da Pfizer no município. Os dois imunizantes estão autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. No caso de adolescentes imunocomprometidos na faixa etária de 12 a 17 anos, somente a vacina Pfizer deve ser usada para reforço.

Reforço – A dose de reforço (tanto a terceira quanto a quarta) deve ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. A meta é aplicar o reforço em mais de 141 mil adolescentes em Belém.

Até então, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos, quatro meses após a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira.

Fonte: Agência Belém