sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

FMB e Sindicatos defendem prorrogação da moratória das Escolas Médicas

A Federação Médica Brasileira (FMB), manifesta a sua posição favorável à prorrogação da moratória das Escolas Médicas, conforme a Portaria nº 328/2018, do Ministério da Educação, que suspendeu por cinco anos os editais de chamamento público para autorização de novos cursos de graduação em Medicina, e vagas em escolas em funcionamento. Assinada em abril de 2018, a Portaria deixa de vigorar em menos de um ano.

O Brasil é o País com mais escolas de Medicina no mundo inteiro, e ultrapassa a Índia, China e Estados Unidos, que têm população exponencialmente maior. Qual a verdadeira razão disso?

Bem sabemos que que para uma assistência em saúde de excelência é necessária qualidade nas formações médicas, o que vinha sendo prejudicada com a abertura desenfreada de escolas sem infraestrutura e campos de estágio e com corpo docente desqualificado.

O lucro não pode estar à frente da formação de Médicos Brasileiros e por isso reforçamos nossa contrariedade à Portaria 343/2022, do Ministério da Educação, que trata sobre ampliação das vagas em escolas médicas.

Estamos em ano eleitoral, e que os novos comandantes deste País, assumam o compromisso de primar pela boa Formação Médica.

Fonte: Portal FMB

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que