sáb

abr 20, 2024

sáb

abr 20, 2024

Maio Vermelho chama atenção para os riscos do câncer bucal

O mês de maio chama atenção para um tema importante, o câncer de boca. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que ocorreram mais de 15 mil novos casos de câncer bucal no Brasil em 2020. Os homens, em geral, apresentam prevalência maior, em uma proporção aproximada de três homens para cada mulher com a enfermidade. A fim de propagar informações sobre a doença e conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção, ocorre a campanha Maio Vermelho.

O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios e estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região inferior. A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

A enfermidade é o quinto tipo com maior incidência no mundo. No Brasil, ocupa a quinta posição entre os homens e está dentre os 10 tumores malignos com maior taxa de mortalidade neste gênero.

Assim como as demais neoplasias malignas, o diagnóstico precoce do câncer bucal é determinante, pois, apesar dos avanços nas formas de tratamento, a taxa de sobrevivência de cinco anos não evoluiu ao longo das últimas décadas, permanecendo em cerca de 50-55%.

Entre os fatores de risco deste tipo de câncer estão o consumo de tabaco – cigarro com filtro, palheiro, cigarro eletrônico, narguilé, charutos, cachimbos e etc. Consumo frequente de bebidas alcoólicas, exposição à radiação ultravioleta sem proteção e contágio por papilomavírus humano (HPV). A exposição a algumas substâncias às quais são submetidos trabalhadores da construção civil e da indústria também podem provocar a doença.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Entre os principais sintomas estão o surgimento de machucados, como úlceras que demoram a cicatrizar, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos, inchaço e dormência, além de rouquidão. Nas fases mais avançadas, pode causar mau hálito, dores na região, dificuldade para falar e engolir, além do desenvolvimento de caroços no pescoço e perda de peso.

Ao surgimento de algum sinal, deve-se procurar uma consulta com um cirurgião-dentista. Se diagnosticada logo no início, diminui as chances de a doença causar sequelas maiores após o tratamento. A descoberta tardia de um tumor maligno na boca pode comprometer a fala, a mastigação, a deglutição e a estética da face.

A forma mais eficaz de se proteger é evitando os fatores de risco e mantendo hábitos alimentares saudáveis. O principal método de diagnóstico é o exame clínico visual, sendo recomendado o autoexame como uma medida para a descoberta precoce da doença.

O câncer de boca pode ser silencioso, sem a manifestação de sintomas. Fique atento aos sinais e em casos de suspeitas procure a unidade de saúde mais próxima.

Com informações de Portal Oncológica do Brasil