WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Médicos escritores lançam segundo livro sobre memória da Faculdade de Medicina do Pará

0

Livro sobre a memória histórica da Faculdade de Medicina do Pará, de 1950 a 1971, será lançado esta semana. Essa é a quarta obra dos escritores, José Maria de Castro Abreu Junior e Aristoteles Guilliod de Miranda, e a segunda que detalha a trajetória da centenária Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará. Os autores pesquisam sobre a história da medicina e da saúde no Pará, com ênfase na Faculdade de Medicina da UFPA, há cerca de 20 anos. O lançamento do livro acontecerá no auditório do CRM, nesta quinta-feira, 05, às 19h30.

O primeiro livro, lançado pelos pesquisadores em 2019, descortinou a Faculdade de Medicina da sua fundação, em 1919, até a sua federalização, em 1950. A elaboração da obra foi resultado da continuidade do trabalho de pesquisa sobre a instituição.

“As condições epidemiologicas de Belém, no início do século XX e que contribuíram para a criação da faculdade, foi motivo da minha tese de doutoramento no programa de Pós-Graduação em Biologia e Epidemiologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da UFPA. Continuamos as pesquisas. Lançamos o livro “Instituições e Personagens: histórias da medicina no Pará”, com artigos publicados em periódicos e alguns inéditos”, relembra Aristoteles.

Com a publicação do segundo livro, os leitores poderão acompanhar os acontecimentos de 1950 até a reforma universitária, em 1971. Um período bastante rico, com fatos documentados e outros nem tanto, por conta da incompreensível carência documental, mas também pelo silêncio de participantes daqueles eventos.

“O livro contém a relação de todos os formandos até 1975, quando sai a última turma antes da reforma”, antecipa o autor.

Serviço

Lançamento do livro “Memória histórica da Faculdade de Medicina da Universidade do Pará 1950-1971“, Editora Paka-Tatu.

Data: 05 de maio de 2022
Hora: 19h30
Local: Auditório do CRM – Avenida Generalíssimo Deodoro, n° 223.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará