qui

abr 25, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 25, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Nossa força é nossa união. Todos juntos nesse Dia do Trabalhador!

Neste Dia do Trabalhador, o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) parabeniza todos os trabalhadores da Saúde, em especial médicos e médicas de plantão nos mais distantes rincões desse estado. Nosso agradecimento àqueles que optaram por dedicar sua vida a salvar outras vidas, ainda que essa opção represente abrir mão da companhia de sua própria família e entes queridos.

Nesse nosso dia é importante lembrar que o trabalho médico vem cada dia mais sendo vilipendiado e com precarização da sua mão de obra. As novas relações de trabalho que se impuseram com as recentes mudanças na lei, dando ênfase à terceirização via Organizações Sociais (OS), exigem uma reflexão rigorosa sobre os direitos sociais e trabalhistas da categoria médica.

Sem vínculo empregatício, trabalhando via Pessoa Jurídica em O.S infiltradas nos mais diferentes setores da saúde, profissionais médicos sequer têm direito a adoecer. Ao se ausentar do trabalho, ficam sem qualquer remuneração. Não importa a justificativa. Não têm direito a férias, décimo terceiro ou FGTS. E as mulheres médicas precisam lutar na justiça para garantir seu direito à licença maternidade e à amamentação de seus bebês. Não dá para ignorar o elevado índice de doenças, especialmente depressão, entre profissionais médicos. O adoecimento da classe é uma realidade que precisamos encarar de frente.

No Pará somos mais de 10 mil médicos com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM-PA). Sem infraestrutura adequada, a maioria acaba se concentrando nos grandes centros urbanos. Não há estímulo à sua manutenção no interior. Por isso, recentemente, médicos ligados à Federação Médica Brasileira, discutiram em Belo Horizonte a necessidade urgente de criação de uma carreira médica de estado, com ascensão funcional ao longo do tempo, com garantia de direitos trabalhistas e remuneração justa. A exemplo da carreira dos magistrados.

Em todo o Brasil já somos mais de 470 mil e devemos demonstrar nossa força associados em sindicatos e participando ativamente dos eventos e mobilizações que envolvem nossa categoria. No Pará, nosso sindicato já reúne quase 3000 membros. Somos muitos. Somos fortes. Mas podemos nos tornar ainda mais fortes se realmente nos unirmos. Vamos lutar pela carreira de estado. Juntos somos mais fortes.

SINDICATO DOS MÉDICOS DO PARÁ

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que