OAB e Sindmepa discutem problemas da atividade médica

Sabendo da importância em unir forças para defender o médico no exercício da profissão, o Sindmepa esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 18, com a Comissão de Direito Médico da OAB-Pará. O encontro evidenciou os principais problemas jurídicos enfrentados por médicos e a necessidade de conscientizar a categoria sobre armadilhas que podem ser evitadas, principalmente, acerca da pejotização.

O Sindmepa já atua em conjunto com Conselho Estadual e Municipal de Saúde. Para o diretor, João Gouveia a união entre as entidades fortalece a luta por saúde de qualidade, ao mesmo tempo em que reforça a atuação jurídica.

“Para nós é uma satisfação estar reativando a parceria. Será muito produtivo e vamos conseguir apoio para demandas que temos dificuldade, como a questão da garantia de direitos trabalhistas, terceirização e fraudes. Tem várias áreas que podemos estar atuando conjuntamente”, ressalta.

Segundo o presidente da Comissão, Daniel Gualberto um dos principais objetivos do grupo é esclarecer o tema direito médico, levar o conhecimento da classe jurídica aos médicos e capacitar os advogados para que atuem de maneira eficiente e responsável.

“O direito e a medicina estão, embora não pareça, umbilicalmente ligados. Então é interessante que o médico tenha cada vez mais esse conhecimento jurídico, conhecimento de como funcionam as leis para poder desenvolver uma medicina voltada para o paciente, mas, obviamente, respaldada na lei”, reforça.

Os membros da Comissão ainda foram convidados a participar do Seminário Médico Jurídico que será realizado nos dias 27 e 28 deste mês, no Sindmepa. O evento tem como tema central “Desafios da profissão médica: trabalho, previdência e assistência social”.

Estiveram presentes na reunião os diretores do Sindmepa, João Gouveia, Wilson Machado e Sherlon Raiol. O assessor jurídico, Yúdice Andrade e os representantes da Comissão de Direito Médico: Marcelo Augusto da Silva, Melissa Nunes Barbosa, João Victor Maia e o presidente, Daniel Gualberto.