sex

abr 12, 2024

sex

abr 12, 2024

Quer saber como baixar a declaração do plano de saúde para o Imposto de Renda?

Leia as instruções e baixe na sua área de associado. É muito fácil.

Pelo sistema Gestão na Mão os médicos podem baixar tanto as informações de recolhimentos ao Sindmepa, quanto ao plano Unimed para efeito de declaração de Imposto de Renda. O prazo para enviar a declaração de Imposto de Renda 2022, sem multa, termina em 31 de maio.

Médicos e médicas associados ao Sindmepa podem acessar o seu perfil do Espaço Médico e baixar os documentos. Basta abrir o navegador de internet ou clicar no link: https://sindmepa.robot.rio.br/. Os associados devem informar seu CRM como login e os números do CPF como senha, sendo que a mesma pode ser alterada a qualquer momento.

Veja como é simples seguindo o passo a passo.

Acesse: https://sindmepa.robot.rio.br/;
Informe seus dados de login e senha;
Clique em declaração Unimed;
CPF;
Ano 2021;
Baixar arquivo.

Clique em declaração Sindmepa;
CRM;
Ano 2021;
Baixar arquivo.

Não esqueça de conferir se o arquivo foi transferido com sucesso para a pasta de downloads do seu smartphone ou computador.

Imposto de Renda

É obrigado a declarar IR em 2022 quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021; contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado; quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias; quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural; quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil; e quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021.

O programa para fazer a declaração deve ser baixado no site da Receita Federal (clique aqui para acessar).