sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 08.05.2022

SEMINÁRIO
Ainda este mês estará em discussão no Sindmepa um problema que afeta boa parte da população: o trabalho médico no Brasil. Especialistas vão falar das novas configurações de trabalho da categoria e como médicos e médicas vêm sendo vítimas de relações de trabalho aviltadas, sem qualquer direito trabalhista. Muitos já falam em uma forma de escravidão moderna o que é vivenciado pela categoria médica em pleno século XXI. Será nos dias 27 e 28 deste mês, no cineteatro do Sindmepa. Acompanhe as redes sociais do Sindmepa para mais informações.

TELEMEDICINA
Representantes da Federação Médica Brasileira estiveram reunidos com o presidente do Conselho Federal de Medicina, Hiran Gallo, em Brasília, para debater sobre a regulamentação da Telemedicina. De acordo com o secretário de Comunicação da FMB, Edmar Fernandes, a regulamentação é necessária e requer clareza nos detalhes, pois muito se questiona sobre a primeira consulta ser virtual ou presencial. O ex-presidente da Federação, Casemiro do Reis Júnior, também participou da reunião e considerou um avanço ter o CFM por trás da regulamentação para balizar as questões éticas desse processo.

SOS SINDMEPA
O SOS Sindmepa segue em pleno funcionamento, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana para atender médicos fora do horário comercial. A cada semana, um diretor fica responsável por atender, tirar dúvidas ou orientar tomadas de decisões no exercício da profissão. Muitos problemas podem ser resolvidos de forma rápida e eficiente. Em caso de emergência, basta ligar para: (91) 99989-3386.

DIEESE
A conjuntura econômica brasileira, a alta da inflação e o custo de vida, foram temas em debate na semana do trabalhador no escritório regional do Dieese. Apesar do aumento no número de empregos, em sua maioria sem vínculo trabalhista, concluiu-se que há pouca coisa a se comemorar. A reunião ainda abordou o aumento do número de sócios em acordo com as centrais sindicais e a inclusão do Dieese nas redes sociais, para maior divulgação das atividades de pesquisa de interesse social. O diretor do Sindmepa e atual coordenador sindical do Dieese, João Gouveia, esteve presente à reunião.

REAJUSTE
O Sindmepa iniciou a negociação com o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará – Sindesspa, enviando sua proposta de reajuste salarial e do piso salarial baseado no INPC de março de 2021 a abril de 2022, que deve resultar em pouco mais de 12%, mantendo-se as cláusulas sociais. O Sindesspa ainda irá realizar uma Assembleia com os associados para definir a negociação.

MÃES
Nossos parabéns muito especiais a todas as mães no seu dia, especialmente às mães médicas que estão labutando em plantões nesse Dia das Mães. Que seu dia seja pleno de realizações e que não lhes falte o amor e companheirismo de suas famílias. Contem também, sempre, com o apoio do nosso sindicato.

SAÚDE MENTAL
A implementação de uma política de assistência psicossocial no SUS, em Santarém e no estado do Pará, para atendimento aos trabalhadores da saúde que apresentam transtornos mentais; a ampliação do número de leitos de psiquiatria nos Hospitais Gerais de Santarém; e a contratação de médicos psiquiatras para atendimento das urgências e emergências psiquiátricas nos hospitais gerais foram algumas das propostas defendidas pelo Sindmepa durante a Conferência Municipal de Saúde Mental de Santarém, que contou a participação de nossa diretora, Nástia Irina.

AGENDA CULTURAL
Nesta terça-feira, 10, o Cine Sindmepa exibe o filme “Existenz”, dirigido por David Cronenberg. No longa, uma renomada designer de jogos torna-se alvo de assassinos fanáticos. Em meio à fuga, ela decide entrar no mundo virtual. E na Quarta Musical o grupo Som Nosso faz show com clássicos do samba, bossa nova, choro, jazz brasileiro e músicas autorais. É sempre às 19h, no Cineteatro e transmissão ao vivo pelo perfil @sindmepa no Instagram.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que