WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 15.05.2022

0

ANESTESISTAS
Anestesistas ligados à Coopanest, que prestam serviços para o SUS no Pronto Socorro do Guamá e da 14 de Março, estão denunciando a falta de pagamento dos seus plantões desde dezembro de 2021. É uma situação grave e incompreensível diante da importância dos serviços prestados por esses profissionais, já que não há cirurgia sem anestesistas, principalmente em prontos socorros de urgência e emergência. É um importante alerta do caos que poderá se instalar caso esses especialistas resolvam se desligar do convênio com a Prefeitura Municipal de Belém. É preciso ter responsabilidade com a saúde da população e, portanto, urgência na regulamentação desses atrasos para o bem do atendimento do usuário.

SESMA
Além de anestesistas com salários atrasados, os dois principais hospitais de urgência e emergência de Belém sofrem com lacunas nas escalas de plantões. Além de prejudicar o profissional em seu planejamento financeiro, a falta de médicos em determinados plantões causa prejuízo, especialmente, ao atendimento da população. A Sesma continua faltando com seu compromisso de pagar em dia os plantões, prejudicando sobremaneira o usuário do SUS, principal afetado por essa decisão. Em ano eleitoral, os eleitores devem estar alertas para juntar forças no sentido de denunciar e cobrar providências urgentes por parte dos administradores municipais.

SEMINÁRIO
Nos dias 27 e 28 deste mês, acontecerá o Seminário “Desafios da profissão médica: trabalho, previdência e assistência social”, organizado pelo Sindmepa, por meio de sua assessoria jurídica. Durante os dois dias do evento, que será presencial e virtual, advogados, médicos e estudantes de medicina e direito participarão de palestras, mesa redonda e debates sobre o trabalho médico no Brasil; evolução das formas de exercício e de contratação; previdência e assistência social; formas atuais de gestão; panorama econômico e sindicalismo médico. O evento também contará com coffee break e apresentação musical.

MAIO VERMELHO
A fim de propagar informações sobre o câncer bucal e conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção, este mês ocorre a campanha Maio Vermelho. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que ocorreram mais de 15 mil novos casos de câncer bucal no Brasil em 2020. O número de casos entre os homens é de duas a três vezes maior que entre mulheres. A principal hipótese é o maior nível de consumo de álcool e de fumo entre os homens. O câncer de boca pode ser silencioso, sem a manifestação de sintomas. Fique atento aos sinais e em casos de suspeitas procure a unidade de saúde mais próxima.

FÓRUM
O Dieese Pará, por meio do seu escritório regional, vai reunir com as oito Centrais Sindicais do Estado para tratar de temas como conjuntura econômica, custo de vida, emprego, negociações salariais e outros assuntos relacionados ao movimento sindical, como adesão de novos associados. Nosso diretor, João Gouveia, vai participar como coordenador sindical da instituição.

AGENDA CULTURAL
“A Truta”, de Joseph Losey, é o clássico a ser exibido nesta terça-feira, 17, no Cine Sindmepa. O longa aborda a história de um casal de fazendeiros cujos negócios começam a atrair um ambicioso empresário. Já a Quarta Musical recebe o show da cantora Alê Navegantes. Para apresentar o repertório que inclui músicas autorais, MBP, jazz e músicas internacionais, a cantora será acompanhada pelo violonista, Willy Benitez. É sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo pelo perfil no Instagram @sindmepa.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará