Sindmepa Informa – 29.05.2022

SEMINÁRIO
Médicos e acadêmicos de medicina, além de profissionais da área do direito, participaram neste final de semana, no Sindmepa, do I Encontro Médico-Jurídico do Sindicato dos Médicos do Pará. Os problemas envolvendo as relações de trabalho contemporâneas de médicos e médicas e suas consequências para o exercício profissional, falta de direitos trabalhistas, Previdência, entre outros temas, foram debatidos durante dois dias por palestrantes convidados e participantes do evento. A discussão deve nortear ações e medidas futuras no sentido de se buscar soluções para questões cruciais vivenciadas hoje pela categoria médica.

MÁSCARAS
Apesar das medidas flexibilizantes do uso de máscaras pela população, continuam válidas as recomendações quanto ao uso de máscaras em serviços de saúde. A Anvisa continua orientando que, para dentro dos serviços de saúde, o uso de máscaras por todos, deve ser recomendado e reforçado, até que haja novas evidências que respaldem essa retirada segura. A Anvisa reforça a necessidade do uso de máscaras, substituindo a recomendação de uso de máscara de tecido por profissionais do administrativo para máscara cirúrgica; e ampliando as situações de risco em que se recomenda o uso de N95/PFF2 ou equivalente.

VARÍOLA DOS MACACOS
Uma nova doença está no radar das autoridades de saúde do mundo todo, a varíola dos macacos. Com surtos registrados em vários lugares do mundo, a doença pode provocar febre, dor de cabeça, dores no corpo e vesículas na pele. Pode atingir qualquer pessoa, mas é mais perigosa em crianças, idosos e quem tem problemas de imunidade. O contágio pode ser pela tosse, contato com o líquido expelido pelas feridas, e ainda contato com roupas, roupa de cama ou toalhas usadas por pessoas doentes. Vale ficar atento.

CONSELHO
A situação dos transplantes e dos acidentes com escalpelamento no estado foram pautados na última reunião do Conselho Estadual de Saúde, no Sindmepa. Foram aprovadas as recomendações de reativação do Grupo de Trabalho para Transplante; estudo de viabilidade financeira para a construção de um Hospital de Transplantes no Estado e a distribuição regular de medicamentos aos pacientes transplantados. As pautas e resoluções aprovadas foram propostas pelo diretor administrativo do Sindmepa e membro do CES, João Gouveia.

DECLARAÇÃO
O prazo para declarar o Importo de Renda 2022, sem multa, termina nesta terça-feira, 31. Por meio do sistema Gestão na Mão médicos e médicas associados ao Sindmepa podem acessar o seu perfil do Espaço Médico e baixar tanto a declaração do Sindmepa, quanto a do plano de saúde Unimed para o Imposto de Renda. Acesse: https://sindmepa.robot.rio.br/.

APOIO
Você já se perguntou como tem cuidado da sua saúde mental? Conversar com amigos e familiares sobre dificuldades e situações de extrema tristeza é uma boa forma de receber apoio. Mas, caso não esteja à vontade e prefira conversar anonimamente, saiba que pode recorrer ao Centro de Valorização da Vida. Ao ligar para o 188, um voluntário capacitado estará disponível para atender você. O serviço é oferecido 24 horas, todos os dias da semana, de forma gratuita.

AGENDA CULTURAL
“Mother – A busca pela verdade”, do diretor sul-coreano Bong Joon Ho, será exibido nesta terça-feira, 31, no Sindmepa. O drama retrata a luta de uma mulher viúva que fará de tudo para provar a inocência do filho em uma acusação de assassinato. E na Quarta Musical o show é com o guitarrista e compositor, Gileno Foinquinos. No repertório, canções do novo álbum “Três Vidas”. É sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.