sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Boa alimentação e atividade física ajudam a prevenir o câncer, diz Inca

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) iniciou esta semana a campanha “Câncer, dá para prevenir?”. O objetivo é informar profissionais de saúde e a população sobre a relação entre excesso de peso, inatividade física, consumo de álcool e de carne processada com o câncer. Pesquisas indicam que cerca de 30% dos casos podem ser prevenidos com um modo de vida mais saudável.

Segundo especialistas, alimentação saudável, prática regular de atividade física e redução no consumo de processados e bebidas alcoólicas podem contribuir para a prevenção de 12 tipos de câncer. Entre as doenças com mais incidência na população e que podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, estão os cânceres de mama, colorretal, de próstata, endométrio, estômago e cavidade oral.

Contudo, pesquisa global de opinião pública, liderada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), feita em 2020, revelou que 70,4% dos brasileiros não reconhecem a atividade física como fator de proteção contra a doença e que 69,5% não associam o excesso de peso à maior chance de desenvolver tumores malignos.

Para prevenir o câncer, o Inca recomenda que a população mantenha, ao longo da vida, o peso corporal dentro dos limites recomendados de índice de massa corporal (IMC). Pois, ao comparar os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2008-2009 e da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, observou que a prevalência de excesso de peso em adultos com idade igual ou maior que 20 anos, que dependem exclusivamente do SUS, aumentou de 47% para 58%, em homens, e de 48% para 59%, em mulheres.

No site da campanha, os profissionais de saúde contam com informações mais técnicas. A ideia é sensibilizar os profissionais para que em qualquer oportunidade de contato com a população possa falar sobre a prevenção do câncer por meio da alimentação e da atividade física. A campanha ficará disponível durante todo o mês de junho.

Com informações de Agência Brasil

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que