Sindmepa acolhe Acadêmicos Aspirantes com nova direção

Novos membros do projeto Acadêmico Aspirante compareceram em peso à mais uma Cerimônia de Certificação, na noite desta quinta-feira, 23, no Sindmepa. O evento recepcionou os estudantes de medicina e apresentou as dependências do sindicato, além de suas principais ações ao longo desses 40 anos. A cerimônia foi realizada por diretores do Núcleo Acadêmico e pelo atual coordenador do projeto, Sherlon Raiol. O evento ainda homenageou o médico e primeiro a coordenar o Núcleo Acadêmico, Waldir Cardoso.

A Cerimônia de Certificação dos novos acadêmicos associados ao Sindmepa contou com apresentações sobre a composição da atual diretoria do NA, sobre o projeto Acadêmico Aspirante e os deveres de seus membros, além de expor o passo a passo do sistema Gestão na Mão, direcionado aos acadêmicos. O diretor geral do Núcleo, Belmiro Neto, deu início ao evento homenageando o entusiasta do projeto e diretor financeiro do Sindmepa, dr Waldir Cardoso.

“Um dos objetivos desta gestão é oxigenar as diversas instâncias diretivas do Sindmepa. Neste sentido, mudamos a coordenação do Projeto Acadêmico Aspirante que está sendo assumida pelo diretor Sherlon Raiol. Colega jovem, idealista e empreendedor, Sherlon traz novas ideias e tenho convicção que ele vai engrandecer ainda mais o nosso mais importante projeto em desenvolvimento”, pontuou Waldir.

Para o diretor do Sindmepa, Sherlon Raiol o evento foi muito importante e marcou o aumento da participação dos acadêmicos. “A cerimônia foi muito bonita, principalmente, por homenagear o dr. Waldir Cardoso e marcar a transição de coordenador do Núcleo Acadêmico para mim. Ao entregar as carteirinhas para os novos aspirantes observamos que houve um aumento na participação, tivemos 20 entregas. Espero poder contribuir da melhor forma possível como coordenador nessa nova gestão”, destacou.

Em sua apresentação, o coordenador alertou os futuros médicos sobre os desafios no exercício da profissão

Laura Andrade Diniz, de 23 anos, cursa o 9° semestre de medicina na Universidade Federal do Pará. A acadêmica contou que conheceu o projeto assim que iniciou os estudos. “Os meus amigos me lembraram, falaram sobre o Acadêmico Aspirante, os vários benefícios e eu me inscrevi pelo site, que está muito bem estruturado. Eu vejo como uma forma muito boa de conhecer outros médicos, obter benefícios e me unir a esse sindicato”, frisou.

Já Lía Sousa Rocha, de 28 anos, se associou ao Sindmepa em 2018, mas por conta da rotina só pôde comparecer à cerimônia realizada ontem. Também acadêmica do 9° semestre, na UFPA, ela está cursando o Internato de Cirurgia, onde passa a maior parte do seu tempo, mas se manteve atenta ao projeto.

“Tanto as ações junto às nossas demandas durante a pandemia, quanto os benefícios de ser associado me manteve interessada em vir buscar a carteirinha. Eu comecei a perceber que é importante a gente está engajado, mais próximos e conhecer os nossos direitos e deveres como acadêmico. Foi isso que me motivou e que me trouxe aqui”, ressaltou.

Lía recebeu a carteirinha do colega e Diretor geral do NA, Belmiro Neto

Núcleo Acadêmico

Durante o evento, Sherlon Raiol antecipou que as próximas ações do Núcleo Acadêmico incluem lutar pelo retorno do estágio médico, para que os estudantes possam conhecer o seu futuro profissional na prática. Além disso nos próximos meses será lançado o Edital para a Diretoria do Núcleo Acadêmico, gestão 2022-2023.

A atual diretoria do Núcleo assumiu durante o período de transição das atividades online para as presenciais e obteve importantes resultados, como o Simpósio Acadêmico Aspirante e o aumento na adesão dos estudantes ao projeto, como ressaltou, Mariana Quaresma.

“Somamos mais de 500 Acadêmicos Aspirantes e conseguimos estabelecer contato com alguns centros acadêmicos e com ligas acadêmicas, além de apresentar o Projeto Acadêmico Aspirante para os calouros de medicina. Acredito que ao concluir nossa gestão tenhamos alcançado os objetivos propostos desde o início, tendo o apoio da Diretoria Colegiada do Sindmepa, que sempre nos incentivou a participar ativamente da luta sindical”, resumiu.

Acompanhe o site e redes sociais do Sindmepa para mais informações sobre o Edital do Núcleo Acadêmico. Para fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante é preciso se inscrever no site: https://bit.ly/3xWNqam, e aguardar a próxima cerimônia de entrega das carteiras.