Sindmepa Informa – 19.06.2022

MARAMBAIA
Já são quatro os médicos demitidos na Upa Marambaia. De acordo com os profissionais, o desligamento ocorreu em retaliação ao movimento de triagem que seguiu o Protocolo de Manchester, ou seja, só atendimentos de casos de urgência e graves. Os médicos reivindicavam o pagamento do abono Covid, referente ao período de fevereiro, e plantões realizados em abril e maio à empresa Gestão Médica Especializada – GME. O movimento foi devidamente comunicado à unidade, Sesma e ao sindicato com antecedência. Por meio de ofício, o Sindmepa cobrou do poder público e empresas envolvidas uma solução para o problema e segue acompanhando os médicos.

DENGUE
O Brasil registrou 504 mortes por dengue, no período de 1º de janeiro a 4 de junho, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde esta semana. O número representa praticamente o dobro de mortes notificadas em todo o ano passado. Somente neste ano foram contabilizados 1,1 milhão casos prováveis de dengue em todo o país. A marca atingida em apenas seis meses já representa mais do que o dobro dos casos registrados em todo o ano de 2021 (544.460). É preciso redobrar os cuidados com a prevenção.

LILÁS
Neste mês a campanha Junho Lilás alerta para importância do teste do pezinho ampliado em bebês para o diagnóstico precoce de doenças graves e raras. Na maior parte do país, o teste do pezinho oferecido na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contempla a análise de seis doenças. Já o teste ampliado pode detectar até 50 tipos de doenças. Com o teste, é possível evitar sequelas como a deficiência intelectual, além de melhorar a qualidade de vida do paciente tratado precocemente.

FÓRUM
A comunidade médica já se mobiliza para participar, em agosto, no Rio Grande do Sil, do Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde, que terá cinco paineis/mesas redondas com eixos temáticos que vão desde a Rediscussão do SUS, Mudanças nas relações de trabalho do médico até a discussão sobre Carreira Médica, finalizando com debate entre os candidatos a governador do RS.

BIOÉTICA
E a FMB participou, na semana passada, do IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM) e I Encontro Ibero Americano de Bioética do CFM, frutos da parceria entre o Conselho, a Universidade do Porto (Portugal) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG). O objetivo do evento foi puxar o debate em torno de importantes temas da bioética, a medicina e a sociedade, principalmente nesse momento histórico da pandemia com troca de experiências entre médicos de todas as regiões do Brasil além de Portugal e Espanha.

DOAÇÃO
A semana foi marcada pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, 14.06, cuja data foi designada em 2005, pela Assembleia Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos. O ato de doar sangue é fundamental ao sucesso de tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Todo sangue coletado é separado em: hemácias, plaquetas, plasma e pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada.

AGENDA CULTURAL
“As coisas da vida” será exibido nesta terça-feira, 21, no Cine Sindmepa. O filme de Claude Sautet conta a história de um arquiteto que após um acidente revê toda a sua vida. Já na Quarta Musical, o show é por conta da cantora, Mainumy, cujo nome significa “Beija flor” e revela um novo ciclo da vida artística da cantora. É sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no perfil @Sindmepa, no Instagram.