Sindmepa Informa – 26.06.2022

ASPIRANTES
Na última quinta-feira, 23, o Sindmepa, juntamente com seu Núcleo Acadêmico, realizou mais uma Cerimônia de Certificação do projeto Acadêmico Aspirante. Os estudantes puderam conhecer as dependências do sindicato, além de suas principais ações e lutas ao longo desses 40 anos. Aqueles que ainda não fazem parte do projeto podem se inscrever no site: https://bit.ly/3xWNqam, e aguardar a próxima entrega das carteiras. Sejam todos bem-vindos!

SEM MEDICAMENTOS
As Upas Marighella e da Cidade Nova estão funcionando de forma precária, sem medicamentos básicos para o atendimento à população. Médicos que atendem nessas unidades relatam a ausência de dipirona, diclofenaco, dexametasona, cetoprofeno, tramal, morfina, e até os clássicos plasil e buscopam composto. As denúncias foram encaminhadas ao setor jurídico do Sindmepa para providências legais. Não é possível que um espaço público de saúde não disponha de medicamentos tão básicos para aliviar uma dor ou um simples quadro de náusea. Providências já.

PEDIATRAS
A Federação Médica Brasileira (FMB) e sindicatos de base, inclusive o Sindmepa, manifestam-se em defesa dos pediatras da rede pública de todo o Brasil. É preciso valorizar os responsáveis pelo cuidado e tratamento dos pequenos cidadãos. Estamos alinhados na luta por condições adequadas de trabalho, remuneração justa e condições dignas para o atendimento, que inclui disponibilizar aos pacientes acesso a leitos, equipamentos, exames, insumos e medicamentos.

BLOQUEIO
Um juiz de Santarém mandou bloquear R$ 3 milhões dos cofres públicos da Prefeitura do município por falta de cumprimento de sentença relativa à saúde envolvendo o hospital municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo e o Pronto Socorro Municipal. Entre as medidas não cumpridas estão a implantação e manutenção de rotina de higienização e limpeza nos ambientes do Hospital Municipal e a ativação e manutenção da rede canalizada de oxigênio, ar comprimido e vácuo do Pronto Socorro. O Sindmepa, por meio de sua diretora Nástia Irina, vem participando ativamente das fiscalizações e denúncias protocoladas pelo Conselho Municipal de Saúde contra a gestão municipal.

VACINAS
A Prefeitura informa que chegaram a Belém mais de 15 mil doses da vacina Pfizer adulto. As doses foram distribuídas para as salas de vacinação e estão disponíveis para todas as pessoas a partir de 12 anos que queiram se vacinar contra a covid-19 na capital. As vacinas da Pfizer serão ofertadas, exclusivamente, nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam das 8h às 17h. Quem ainda não se vacinou deve procurar os locais de vacinação do município para reforçar a imunidade geral contra o coronavírus. A pandemia ainda não acabou, infelizmente.

ÔNIBUS-VACINA
E a Sesma também anunciou que do dia 25 de junho até 03 de julho o ônibus-vacina estará oferecendo vacina para a população contra a gripe influenza, covid 19 e sarampo. Neste domingo o ônibus estará na praça Matriz de Mosqueiro; no dia 2, na praça da República e Aldeia Cabana; e no dia 3, na praça São Domingos de Gusmão, na Terra Firme.

AGENDA CULTURAL
Nesta terça-feira, 28, o Cine Sindmepa exibe o filme “Francesco”, dirigido por Liliana Cavani. O longa aborda a história de São Francisco de Assis. E a Quarta Musical recebe o show do cantor e intérprete, Anderson Moyses. Acompanhado por Vinícius Sá, no violão, o músico apresentará canções inéditas autorais. É sempre às 19h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no @Sindmepa, no Instagram.