Acervo Atualizações da Covid-19 reúne 500 artigos científicos

Nos últimos dois anos, o Sindicato dos Médicos do Pará vem compartilhando artigos científicos sobre o novo coronavírus. Nesta quarta-feira, 13, o Atualizações da Covid-19 chega a marca de 500 estudos divulgados, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de manter acadêmicos e profissionais de saúde bem informados sobre os estudos e orientações protocolares em torno da doença que surgiu com o novo coronavírus.

O Atualizações da Covid-19 fez sua primeira publicação no dia 21 de maio de 2020, a partir da sugestão do médico, Fernando Dourado que acompanhava atentamente o trabalho desenvolvido pelo sindicato. Com a aprovação da Diretoria Colegiada do Sindmepa, os artigos passaram a ser compartilhados para atender à crescente demanda por informações confiáveis e atualizadas sobre a doença, especialmente entre profissionais médicos.

Os artigos são selecionados pelo diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso em revistas científicas nacionais e internacionais, jornais e plataformas, entre eles The Lancet, The New England Journal of Medicine e Jama Network.

“Avalio que conseguimos manter a qualidade científica das fontes dos artigos publicados. Acompanhamos pari passu os avanços da ciência em desvendar o vírus, desenvolver a vacina e os tratamentos clínicos adequados e cientificamente comprovados”, resume.

Entre os artigos mais acessados estão: Prevalência de lesões pericárdicas em atletas recuperados da Covid-19; Proteção contra a variante Omicron da infecção prévia por SARS-CoV-2; e Resposta do interferon tipo I e alteração vasculares em lesões cutâneas relacionadas à Covid-19.

Waldir Cardoso conta que utiliza os critérios de relevância, interesse clínico ou epidemiológico, e ineditismo para divulgar os estudos.

“Creio que o Sindmepa contribuiu para a disseminação do conhecimento científico sobre esta grave doença, porém entendo que quem merece parabéns são os associados que mantém a nossa entidade e garantem que possamos servir à toda a categoria, independente de filiação”, conclui.

Acesse o Atualizações da Covid-19 e fique por dentro dos estudos mais recentes: https://covid19.sindmepa.org.br/