WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Campanha chama atenção para conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço

0

A campanha Julho Verde chama atenção para o enfrentamento do Câncer de Cabeça e Pescoço, com destaque para o dia de conscientização e combate à doença, celebrado nesta quarta-feira, 27. A data é comemorada pelo Instituto Nacional de Câncer desde 2016 e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da União Internacional para o Controle do Câncer. Segundo o Inca, fumantes têm cinco vezes mais chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Quando associado ao consumo de álcool, esse índice sobe para dez vezes.

Os cânceres de cabeça e pescoço reúnem tumores que atingem a boca, faringe, laringe, nariz, pescoço e a tireoide. De acordo com o Inca, cerca de 36 mil novos casos devem ser registrados no Brasil em 2022, incluindo estimativas sobre o câncer de tireoide que apresenta fatores associados à parte.

Esses tipos de cânceres afetam principalmente homens acima de 40 anos, sendo mais comuns os de laringe e de cavidade oral, como lábios, boca, glândulas salivares e orofaringe.

O índice de mortalidade no Brasil é alto e pode ser associado principalmente ao diagnóstico tardio e início do tratamento em estágio avançado da doença. Porém, quando o diagnóstico é realizado na fase inicial, o paciente tem, em média, 80% de chances de sobreviver

Entre os fatores de risco para a doença estão o tabagismo, o consumo em excesso de álcool e a infecção pelo vírus HPV. O cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por 70% dos casos desse tipo de câncer.

Sintomas

O aparecimento de nódulo, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão são alguns dos sintomas associados ao câncer de cabeça e pescoço. Os sintomas se tornam um sinal de alerta quando duram mais do que 21 dias, porém é importante procurar um especialista o mais breve possível.

De acordo com o Inca, em média, 76% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. A detecção precoce desse tipo de câncer, no entanto, pode alcançar até 90% de cura a partir do tratamento precoce, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Tratamento e prevenção

A definição do plano de tratamento é realizada pela equipe médica, de maneira individualizada, considerando fatores como o local do tumor, o estágio do câncer, a idade e a saúde geral de cada paciente. Sendo assim, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou uma combinação de tratamentos.

Além de estar atento aos sinais de alerta é importante manter hábitos saudáveis para prevenir a doença, como evitar o fumo, o consumo de álcool e sempre utilizar preservativo para evitar a infecção pelo vírus HPV.

Com informações de CNN Brasil

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará