ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Campanha chama atenção para conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço

A campanha Julho Verde chama atenção para o enfrentamento do Câncer de Cabeça e Pescoço, com destaque para o dia de conscientização e combate à doença, celebrado nesta quarta-feira, 27. A data é comemorada pelo Instituto Nacional de Câncer desde 2016 e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da União Internacional para o Controle do Câncer. Segundo o Inca, fumantes têm cinco vezes mais chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Quando associado ao consumo de álcool, esse índice sobe para dez vezes.

Os cânceres de cabeça e pescoço reúnem tumores que atingem a boca, faringe, laringe, nariz, pescoço e a tireoide. De acordo com o Inca, cerca de 36 mil novos casos devem ser registrados no Brasil em 2022, incluindo estimativas sobre o câncer de tireoide que apresenta fatores associados à parte.

Esses tipos de cânceres afetam principalmente homens acima de 40 anos, sendo mais comuns os de laringe e de cavidade oral, como lábios, boca, glândulas salivares e orofaringe.

O índice de mortalidade no Brasil é alto e pode ser associado principalmente ao diagnóstico tardio e início do tratamento em estágio avançado da doença. Porém, quando o diagnóstico é realizado na fase inicial, o paciente tem, em média, 80% de chances de sobreviver

Entre os fatores de risco para a doença estão o tabagismo, o consumo em excesso de álcool e a infecção pelo vírus HPV. O cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por 70% dos casos desse tipo de câncer.

Sintomas

O aparecimento de nódulo, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão são alguns dos sintomas associados ao câncer de cabeça e pescoço. Os sintomas se tornam um sinal de alerta quando duram mais do que 21 dias, porém é importante procurar um especialista o mais breve possível.

De acordo com o Inca, em média, 76% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. A detecção precoce desse tipo de câncer, no entanto, pode alcançar até 90% de cura a partir do tratamento precoce, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Tratamento e prevenção

A definição do plano de tratamento é realizada pela equipe médica, de maneira individualizada, considerando fatores como o local do tumor, o estágio do câncer, a idade e a saúde geral de cada paciente. Sendo assim, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou uma combinação de tratamentos.

Além de estar atento aos sinais de alerta é importante manter hábitos saudáveis para prevenir a doença, como evitar o fumo, o consumo de álcool e sempre utilizar preservativo para evitar a infecção pelo vírus HPV.

Com informações de CNN Brasil

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que