Sobre denúncia publicada no blog do jornalista Lúcio Flávio Pinto a respeito da aquisição de um equipamento Pet-Scan em 2019, o Sindmepa informa que consultou autoridades de saúde do estado sendo informado que a instalação do equipamento depende de realização de uma obra de adaptação no setor de medicina nuclear para abrigar o equipamento. E que a realização da obra depende de verba a ser repassada pela Secretaria de Obras do Pará (Sedop).
Apesar de anos de insistência dos profissionais e fiscais da unidade para a instalação do aparelho, até agora não se tem notícias de efetiva instalação do equipamento. O pet-Scan é considerado uma das tecnologias mais modernas para diagnosticar e acompanhar a presença e a progressão do câncer. Foi adquirido pelo Hospital Ophir Loyola em 2019 pelo valor de R$ 6 milhões, segundo o blog.
O Sindmepa reafirma sua preocupação com o bom uso do dinheiro público e vai continuar cobrando das autoridades competentes responsabilidade e transparência nas ações. O equipamento encaixotado no Hospital Ophir Loyola é o único Pet-Scan de propriedade de um hospital público no estado e precisa ser instalado o quanto antes para cumprir sua missão de ajudar a salvar vidas. É uma irresponsabilidade a demora na instalação de equipamento tão caro e importante para a saúde da população.