Sindmepa Informa – 10.07.2022

PROTEÇÃO
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 5/2022, que obriga o uso de proteção em barcos. Todos os donos de embarcações devem providenciar meios para que o motor do veículo não fique exposto. A medida visa reduzir os acidentes com escalpelamento para a população que mais faz uso do meio de transporte, a ribeirinha. Ano passado, o Pará registrou 13 casos de escalpelamento, já este ano foram registradas 3 ocorrências. A maior incidência se dá no Arquipélago do Marajó. O Sindmepa há muito defende medidas mais enérgicas para lidar com esse problema. Acreditamos que só com punições mais firmes podemos realmente acabar com esse tipo de acidente triste e lamentável que ainda persiste em nossos rios.

DIFERENCIADAS
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu recentemente o direito de clínicas médicas e laboratórios de diagnóstico, que prestam serviços sob a forma de sociedades empresariais (Empresas LTDA.) e são optantes da tributação com base no seu lucro presumido, a alíquotas diferenciadas, bem menores do que as aplicáveis aos prestadores de serviços em geral, para a apuração das bases de cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Quem pagou a maior tem direito a buscar esse diferencial dos últimos cinco anos. Mas, claro, as empresas devem estar de acordo com as exigências da Anvisa.

COVID
Embora as autoridades de saúde não tenham ainda divulgado nenhum alerta sobre o crescimento no número de casos de covid em Belém ou no estado, é visível o aumento no número de registros da doença. Uma farmácia que realiza exames no centro da cidade divulgou que para cada 10 exames feitos, seis são positivos. Muita gente tem se ausentado do trabalho com diagnóstico de covid. O Ministério da Saúde registrou 77.166 novos casos nas últimas 24 horas. Isso em um boletim divulgado na quarta-feira, 6. Embora os casos atuais sejam menos graves que os anteriores, muito em função da vacina, é recomendável que as pessoas mantenham o uso de máscaras, especialmente as com mais de 60 anos, evitem aglomerações e mantenham o uso de álcool em gel. Melhor para a saúde de todos.

QUARTA MUSICAL
O violonista Maurício Gomes fará uma homenagem aos músicos Sebastião Tapajós e Mestre Catiá na Quarta Musical, do Sindmepa. O repertório reúne grandes sucessos e canções especiais para o violonista. Durante todo este mês, a Quarta Musical será transmitida somente por meio de live. O show desta quarta-feira, 13, será às 19h, pelo Instagram @mauricio.gomes.violao.

JULHO AMARELO
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública, por isso, a campanha “Julho Amarelo” tem como objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle desse tipo de doença, que tende a aumentar nessa época do ano. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem vacinas para prevenir os tipos A e B, além de testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, disponíveis no SUS para toda a população.

VERÃO
E por falar em verão, as férias chegaram e com elas os passeios a praias, igarapés e balneários. Isso é muito bom, mas é importante manter cuidados básicos para não se desidratar e continuar com a saúde em alta para curtir as férias bem até o fim. Por isso, evite banhos de sol em horários de pico, use protetor solar, mesmo em dias nublados, e para evitar o ressecamento da pele, evite banhos em água quente e, ao sair de casa, opte por roupas leves e frescas. Por fim, é sempre bom lembrar: direção e bebida alcóolica não combinam. Boas férias a todos!