Sindmepa Informa – 17.07.2022

ENCONTRO
Dirigentes da FMB estiveram reunidos na última semana, em Brasília, com o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo e com o presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes. Durante o encontro foram entregues os convites para o Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde e I Ciclo de Capacitação FMB | SIMERS – Assuntos Jurídicos. O evento reunirá as principais entidades médicas para debater pautas importantes para a medicina e para a saúde brasileira, nos dias 18 e 19 de agosto, em Porto Alegre.

ACERVO
Há mais de dois anos, o Sindmepa vem compartilhando artigos científicos sobre o novo coronavírus, com curadoria do diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso. O acervo do Atualizações da Covid-19 possui mais de 500 artigos científicos, compartilhados de segunda a sexta-feira, com o objetivo de manter acadêmicos e profissionais de saúde bem informados sobre os estudos e orientações protocolares em torno da doença que surgiu com o novo coronavírus. Acesse o Atualizações da Covid-19 e fique por dentro dos estudos mais recentes: https://covid19.sindmepa.org.br/

REPÚDIO
O Sindicato dos Médicos do Pará se uniu à opinião pública brasileira de um modo geral em repúdio à atitude do médico do Hospital da Mulher de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, que utilizou a medicina para praticar crimes contra pacientes do hospital. Mulheres vivendo seu momento de maior fragilidade, que em vez de serem cuidadas foram vítimas de um crime vil. Manifestamos nossa solidariedade às vítimas e às famílias e nos unimos à sociedade de um modo geral no sentido de exigir justiça. Fazer medicina é, acima de tudo, um ato de amor à vida.

ATO MÉDICO
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, em recente decisão que é ato privativo de médico diagnosticar, prescrever ou realizar exames, ordenar tratamento e dar alta terapêutica. Ele contestou que essas ações possam ser realizadas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, reconhecendo que cabe unicamente ao médico tais tarefas. Ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional cabem a execução das técnicas e métodos prescritos.

CRESCIMENTO
A Fundação Oswaldo Cruz divulgou boletim no último dia 13, que constatou a continuidade de crescimento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). No período de 12 de junho a 9 de julho, a prevalência entre os casos com o resultado positivo para vírus respiratórios foi de 2,4% para influenza A; 0,1% para influenza B; 7,6% para vírus sincicial respiratório e 77,6% para Covid-19. É importante manter os métodos de prevenção contra o coronavírus também durante as férias.

UTILIDADE PÚBLICA
E agora uma notícia de utilidade pública: O TRE comunica aos eleitores da 1ª zona eleitoral do Pará, município de Belém, sobre alterações nos locais de votação para as eleições de 2022. As seções 11, 12, 13, 14, 15, 403 e 406, que funcionavam na escola Santa Maria de Belém, passarão a funcionar na escola Tiradentes I. Quem votava na escola Salesiano Nossa Senhora do Carmo passará a votar no colégio Dom Mário. E quem votava no salão paroquial da igreja de Santa Luzia, passará a votar na escola estadual Plácida Cardoso. E quem votava no Imperial Esporte Clube, passará a votar na escola estadual Artur Porto. Dado o recado.

QUARTA MUSICAL
A Quarta Musical desta semana recebe o violonista, Romulo Assunção. O repertório irá apresentar músicas de Dilermando Reis, Villa lobos, Paulinho Nogueira, Paulinho da Viola, entre outros. A apresentação de violão solo será transmitida nesta quarta-feira, 20, às 19h, no perfil @romulo.assuncao19, no Instagram. Não perca!