qui

abr 18, 2024

Sindmepa Informa – 24.07.2022

PET-SCAN
Sobre denúncia publicada no blog do jornalista Lúcio Flávio Pinto a respeito da aquisição de um equipamento Pet-Scan pelo hospital Ophir Loyola em 2019, o Sindmepa consultou autoridades de saúde do estado sendo informado que a instalação do equipamento depende de realização de uma obra de adaptação no setor de medicina nuclear para abrigar o equipamento. Apesar de anos de insistência dos profissionais e fiscais da unidade para a instalação do aparelho que custou 6 milhões aos cofres públicos, até agora não se tem notícias da efetiva instalação do equipamento. O Pet-Scan é considerado uma das tecnologias mais modernas para diagnosticar e acompanhar a presença e a progressão do câncer. Nada justifica a falta de zelo e cuidado com um bem público que salvaria vidas humanas.

SEM SALÁRIO
Médicos que atuam no Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo, anexo do HOL, denunciaram esta semana que até agora não receberam salários relativos ao mês de maio. A dívida foi deixada pela Pró Saúde, que administrava o hospital mas teve seu contrato rescindido e não cumpriu sua obrigação com os médicos. Somente os pediatras receberam os vencimentos de maio.

ONCOLÓGICO INFANTIL
Vale lembrar que o Sindmepa reuniu recentemente com a Comissão de Transição da Secretaria de Estado de Saúde, médicos do Hospital Oncológico Infantil e representantes da Pró-Saúde e do Instituto Diretrizes, atual gestora. Na ocasião, expusemos nossa indignação com a falta de pagamento dos profissionais que resultarão, por óbvio, na interrupção dos serviços oferecidos pelo Hospital à população..

RECOMENDAÇÕES
O Ministério da Saúde divulgou nota técnica para orientar as equipes de atenção primária à saúde sobre a Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. O documento informa sobre as características clínicas da doença, procedimentos a serem adotados na triagem e o tratamento adequado. Os sinais e sintomas iniciais da doença incluem febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Leia a nota técnica na íntegra: https://bit.ly/3yRGOuD.

VACINAÇÃO
A Prefeitura de Belém anunciou esta semana a extensão da quarta dose da vacina contra a Covid 19 para pessoas com idade a partir de 30 anos. Para receber o imunizante é necessário ter tomado a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, porém nos finais de semana de julho, a vacinação é suspensa nos estabelecimentos comerciais. Uma medida de suma importância frente à constante ameaça de novas infecções pelo corona vírus.

ANESTESIOLOGISTAS
Voltam as denúncias de atrasos nos pagamentos devidos aos anestesiologistas que fazem plantões nos hospitais da Sesma. Segundo os mesmos o último mês pago foi janeiro, estando desde então “a ver navios”. Como pode a gestão pensar que o médico tem que financiar, com o seu trabalho, as mazelas da administração pública?

QUARTA MUSICAL
A Quarta Musical desta semana será com o músico Luis Falcoski. No repertório do show, canções de Tárrega, Henrique Pinto, Villa Lobos, João Pernambuco, Dilermando Reis e Salomão Habib. A apresentação será transmitida ao vivo, nesta quarta-feira, 27, às 19h, no perfil @luisfalcoski, no Instagram.