ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Agosto Branco: tabagismo está entre os principais fatores de risco do câncer de pulmão

O mês de agosto abriga várias campanhas de conscientização voltadas à saúde, entre elas o Agosto Branco que alerta para a importância da prevenção do câncer de pulmão, o que mais causa mortes no mundo. Somente em 2020, foram 1,7 milhão de vítimas, mais de 30 mil mortes apenas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Entre os principais fatores de risco para esse tipo de câncer estão o tabagismo, a poluição do ar, o contato com substâncias químicas como o asbesto (amianto) e derivados da queima de petróleo, além de histórico familiar.

Contudo, o tabagismo é o principal fator de risco para a doença, 85% dos casos de câncer de pulmão são relacionados ao fumo direto do tabaco. Há outros 15% dos pacientes que nunca fumaram. E ainda existem vários fatores de risco que podem estar associados à população não tabagista, que são fatores genéticos; poluição ambiental; exposição a determinados gases e metais pesados, principalmente no ambiente de trabalho e os fumantes passivos, que são aqueles que convivem com pessoas fumantes.

O câncer de pulmão normalmente é silencioso e apenas diagnosticado em estágios avançados. Os sintomas iniciais da doença não são muito claros e aparecem tardiamente. Diante do quadro, a detecção precoce é essencial para ampliar as chances de um tratamento efetivo.

Entre principais sintomas da doença estão: tosse por mais de um mês, com presença de sangue ou com piora progressiva; dor torácica persistente não associada a traumas; falta de ar e dificuldade para respirar; perda de peso inexplicada e não intencional.

Para quem é fumante ou fumou no passado, a orientação é manter consultas regulares com médico pneumologista e realizar tomografias de rastreamento para aumentar as chances de um diagnóstico precoce.

Apesar da maior incidência da doença ocorrer em pessoas fumantes, é importante destacar que mesmo aqueles que nunca fumaram precisam se preocupar com o câncer de pulmão. Pois a doença pode ocorrer em pessoas que não têm qualquer relação com o cigarro, mas estão expostas a fatores externos. Fique atento aos sinais e em casos de suspeita procure a unidade de saúde mais próxima.

Com informações de Agência Brasil

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que