seg

seg

abr 22, 2024

Dia Nacional da Saúde homenageia médico e estimula hábitos saudáveis

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data foi instituída em 1967, por meio da Lei nº 5.352, e homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872. A data também alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção de doenças.

A atuação de Oswaldo Cruz contribuiu para o combate e erradicação de epidemias como a peste bubônica, febre amarela e varíola. Em tempos onde a disseminação de informações era extremamente limitada, se comparado com o cenário atual, o sanitarista propôs campanhas de saneamento, cuidados com a higiene e vacinação.

Atualmente entidades e profissionais de saúde seguem incentivando a população a manter hábitos saudáveis e estar atento aos sintomas que possam significar problemas mais sérios, seja por meio de campanhas ou data comemorativas.

De acordo com estudo publicado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), pelo menos 50% dos brasileiros realizaram serviços de saúde on-line no último ano.

Uma ótima maneira de cuidar da saúde é definir datas para realizar consultas médicas, outra é incluir hábitos saudáveis à rotina, como beber bastante água, incluir proteínas vegetais na dieta, comer verduras e frutas todos os dias, fazer exercícios físicos, aprender a lidar com o estresse, ter uma rotina de sono definida e não esquecer dos momentos de lazer.

Ao constatar alterações no corpo ou sintomas recorrentes procure a unidade de saúde mais próxima, pois o cuidado com a saúde deve ocorrer todos os dias.

Com informações de Terra.com