seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Dia Nacional da Saúde homenageia médico e estimula hábitos saudáveis

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data foi instituída em 1967, por meio da Lei nº 5.352, e homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872. A data também alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção de doenças.

A atuação de Oswaldo Cruz contribuiu para o combate e erradicação de epidemias como a peste bubônica, febre amarela e varíola. Em tempos onde a disseminação de informações era extremamente limitada, se comparado com o cenário atual, o sanitarista propôs campanhas de saneamento, cuidados com a higiene e vacinação.

Atualmente entidades e profissionais de saúde seguem incentivando a população a manter hábitos saudáveis e estar atento aos sintomas que possam significar problemas mais sérios, seja por meio de campanhas ou data comemorativas.

De acordo com estudo publicado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), pelo menos 50% dos brasileiros realizaram serviços de saúde on-line no último ano.

Uma ótima maneira de cuidar da saúde é definir datas para realizar consultas médicas, outra é incluir hábitos saudáveis à rotina, como beber bastante água, incluir proteínas vegetais na dieta, comer verduras e frutas todos os dias, fazer exercícios físicos, aprender a lidar com o estresse, ter uma rotina de sono definida e não esquecer dos momentos de lazer.

Ao constatar alterações no corpo ou sintomas recorrentes procure a unidade de saúde mais próxima, pois o cuidado com a saúde deve ocorrer todos os dias.

Com informações de Terra.com

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que