ter

mar 19, 2024

Sindmepa Informa – 14.08.2022

VACINAÇÃO

Vai até o dia 9 de setembro a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, voltada a crianças abaixo de 5 anos, e a campanha de multivacinação para atualização da carteira de menores de 15 anos. No dia 20 de agosto ocorre o Dia D de mobilização nacional. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante manter atualizado o esquema vacinal de crianças e adolescentes para prevenir e manter as doenças sob controle.

MEDICINA

Lideranças médicas de todo o Brasil, incluindo o Sindmepa, estarão em Porto Alegre, no dia 19 de agosto, para debater questões jurídicas envolvendo a Medicina. O 1º Ciclo de Capacitação, promovido pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul e Federação Médica Brasileira, abordará temas importantes para a categoria, como: ataques a médicos nas redes sociais, ilegalidades no exercício da medicina, precarização de contrato de trabalho e relação com operadoras de saúde.

CAMPANHA

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular deu início ao mês de conscientização pela Saúde Vascular: o Agosto Azul Vermelho. A campanha tem como objetivo compartilhar informações de qualidade com a população sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças circulatórias. Como forma de orientar a população sobre os métodos de prevenção das principais doenças, a Sociedade lançou a Cartilha de Cuidados com a Saúde Vascular. Leia na íntegra: https://bit.ly/3deh2tr

PEDIATRAS

A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) realizou, na última semana, o 1° Ciclo de Palestras Região Norte, com o tema “Atenção perinatal e desafios na redução da mortalidade infantil no Brasil”. O evento, online, foi coordenado pela presidente da Sopape e conselheira fiscal do Sindmepa, Vilma Hutim. As palestras abordaram tópicos de extrema importância, tanto para os pediatras quanto para a sociedade.

DIA DOS PAIS

E, neste domingo, todo nosso carinho aos pais paraenses, especialmente aos colegas médicos que estão labutando nas unidades de saúde e PS do estado e da capital. Muita saúde e vida longa a quem dedica parte importante de sua vida a cuidar de quem mais necessita. E às suas famílias, que tenham paciência com seus entes queridos, forçados a estar ausentes no seu dia.

AGENDA CULTURAL

O Cine Sindmepa desta terça-feira, 16, exibe o filme “Jamon Jamon”, às 19h. O drama, dirigido por Bigas Luna, conta com Javier Bardem e Penélope Cruz no elenco. E na Quarta Musical teremos um recital de canto lírico com o tenor Tiago Costa e o violonista Maurício Gomes. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro, e transmissão ao vivo no Instagram, @Sindmepa.