Sindmepa Informa – 21.08.2022

PISO SALARIAL
Está em fase de consulta pública no site do Senado Federal o projeto que define o novo piso salarial de médicos e cirurgiões dentistas. Para que o projeto vá a plenário é importante que obtenha apoio, por meio de votação virtual. O projeto fixa, entre outras coisas, um piso de R$ 10.991,19 para uma carga horária de 20 horas semanais para médicos e cirurgiões dentistas. Além disso, o trabalho noturno terá remuneração superior ao diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 50%, pelo menos, sobre a hora diurna. Qualquer cidadão pode emitir a sua opinião, sem precisar ser médico. Acesse o link para votação: https://bit.ly/3JXNAnW.

DISTÂNCIA
O Sindmepa recebeu a denúncia de que dois alunos do curso de medicina de uma Faculdade de Castanhal, estariam frequentando as aulas práticas do curso à distância, ou seja, não presencial. A justificativa para isso seria um “acordo de secretaria”. A prática, contudo, fere a ética e lesa o coletivo, na medida em que formam médicos em dissonância à educação médica, pois espera-se que após a formação, os profissionais sejam capazes de atender os anseios e as necessidades da população. O Sindmepa, por meio de sua assessoria jurídica, vai solicitar explicações à instituição.

PET SAÚDE
Foi lançado na última terça-feira, 16, o Programa de Educação para o Trabalho para Saúde (PET Saúde), uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação. A iniciativa chega a Belém visando a integração entre os estudantes dos cursos de saúde nas UBS municipais. É função também do SUS ajudar na formação de bons profissionais técnicos na área, para assim contribuir no futuro atendimento da população. Todavia aumenta sobremaneira a responsabilidade da Sesma em manter as UBS totalmente equipadas para que os tutores possam oferecer as práticas necessárias e adequadas ao bom aprendizado.

AGOSTO BRANCO
A campanha Agosto Branco alerta para a importância da prevenção do câncer de pulmão, maior causa de mortes no mundo. Somente em 2020, foram 1,7 milhão de vítimas, mais de 30 mil mortes apenas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Além disso, o tabagismo é o principal fator de risco para a doença. 85% dos casos de câncer de pulmão são relacionados ao uso direto do tabaco. Para quem é fumante ou fumou no passado, a orientação é manter consultas regulares com médico pneumologista e realizar tomografias de rastreamento para aumentar as chances de um diagnóstico precoce.

ENCONTRO
Dirigentes sindicais das diversas regiões brasileiras se reuniram esta semana para debater a valorização do trabalho médico, entre outros problemas da categoria. O Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde foi organizado pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com apoio da FMB. Entre os temas em debate estiveram a formação médica, condições de trabalho, carreira de Estado, salário mínimo profissional e qualidade de atendimento à população. No último dia dos debates, na quinta-feira, Conselho Deliberativo da FMB reuniu-se para aprovação das contas do período anterior.

AGENDA CULTURAL
O Cine Sindmepa desta terça-feira, 23, homenageia o ator Jean-Louis Trintignant com a exibição do filme “Aquele que saber viver”, dirigido por Dino Risi, às 19h. Já a Quarta Musical apoia o projeto da maestra Cibelle Jemima. A apresentação ocorrerá nesta quarta-feira, 24, no teatro Waldemar Henrique, às 20h. Ela irá reger um octeto de sopros da peça de Stravinsky. O show será transmitido ao vivo pelo perfil do @Sindmepa, no Instagram.