Sindmepa Informa – 28.08.2022

E-BOOK
O Sindmepa lançou na última sexta-feira o E-book Atualização Covid-19, que reúne 500 artigos científicos sobre o novo coronavírus. Desde maio de 2020, o sindicato vem compartilhando artigos selecionados em revistas científicas renomadas com o objetivo de manter acadêmicos e profissionais de saúde bem informados sobre o assunto. A ferramenta chega para auxiliar profissionais médicos, pesquisadores, acadêmicos, jornalistas e estudiosos de um modo geral na elaboração de novos artigos e trabalhos sobre a pandemia de Covid-19. Baixe o E-book gratuitamente em: https://ebook.sindmepa.org.br/

NÚCLEO ACADÊMICO
Já estão abertas as inscrições para quem deseja compor a diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, gestão 2022 – 2023. Para se candidatar é preciso fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante e estar cursando entre o 2° e o 6° semestre de medicina. As inscrições seguem até às 23h59 do dia 6 de setembro. Os candidatos devem enviar suas Cartas de Candidatura para o e-mail: nasindmepa@gmail.com, bem como os documentos listados no edital. Leia o regulamento na íntegra: https://bit.ly/3QPE60L

LEPTOSPIROSE
A leptospirose tem alta incidência em determinadas áreas e, sem tratamento, pode causar danos nos rins, fígado e até mesmo a morte. O risco de morte nos casos mais graves pode chegar a 40%. Até o momento, não há vacina para uso humano contra a doença e seu desenvolvimento é um desafio. Mas essa realidade pode mudar. Uma equipe de pesquisa de Yale desenvolveu uma vacina que previne doenças enquanto quase elimina bactérias mortais do corpo. O artigo cientifico foi publicado na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.

MONKEYPOX
A Sesma divulgou novo fluxo de atendimento aos casos sugestivos de Monkeypox, varíola dos macacos, em Belém. Qualquer pessoa que tiver febre, erupções na pele, dor de cabeça intensa e inchaço nos linfonodos (pescoço, axila ou virilha) deve procurar assistência em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Os casos suspeitos serão encaminhados para as UBS Icoaraci e Satélite e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na travessa Rui Barbosa, no Reduto. Esses locais estão preparados para coleta de material laboratorial e assistência especializada, segundo a nota técnica da Sesma.

DIÁLISE
Mais de 2.500 paraenses podem ficar sem tratamento de diálise. Isso porque várias clínicas que oferecem o serviço por todo o Brasil ameaçam não atender a novos pacientes encaminhados pelo SUS. De acordo com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, os repasses feitos pelo Governo Federal tornaram-se insuficientes diante dos aumentos de custo. Hoje, o SUS paga R$ 218,47 por diálise, contra um custo médio de R$ 288,54 por sessão. Existe um risco real de desassistência no setor, é preciso tomar providências.

ANS
Enquanto isso, a Agência Nacional de Saúde registrou alta de 7,2% nas reclamações de usuários contra planos de saúde em julho. Mas há que se refletir também sobre as obrigações impostas pela ANS aos planos, como a obrigatoriedade de inclusão de novos procedimentos e exames complexos sem a liberação de reajustes que acompanhem os seus custos.

AGENDA CULTURAL
“Um homem, uma mulher”, dirigido por Claude Lelouch, é o filme a ser exibido no Cine Sindmepa desta terça-feira, 30, às 19h. O longa conta a história de um casal de viúvos, que após uma grande amizade engatam um relacionamento, mas a memória dos amores perdidos ainda é muito forte. E na Quarta Musical, o show é por conta da cantora Zara. A apresentação tem início às 20h, no Cineteatro, com entrada franca, e será transmitida ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa.