Sindmepa Informa – 31.07.2022

SOLIDARIEDADE
Dezenas de pessoas e entidades enviaram votos de pesar e em solidariedade ao Sindmepa por conta do falecimento do nosso diretor, João Fonseca Gouveia, na madrugada de segunda-feira, 25. FMB, CRM-Pa, OAB-Pa, Sociedade Médico-Cirúrgica, Sicred, Unimed, Uepa, Conselho Estadual de Saúde, Sociedade Paraense de Medicina do trabalho, Sociedade Paraense de Pediatria, Sindicato dos Médicos do Amazonas, Sindicato dos Médicos do ABC paulista, Secretários de Saúde do Pará e do município de Belém, o ex-prefeito, Zenaldo Coutinho e o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foram algumas das personalidades que nos enviaram votos de solidariedade. A todos nosso muito obrigado.

LEGADO
Defensor ardoroso da ciência, João Gouveia tinha tomado quatro doses da vacina contra a Covid mas, sendo um paciente transplantado, foi surpreendido pelo vírus e não resistiu às sequelas deixadas pelo invasor. Fica o seu legado de honestidade, ética e honradez e exemplo de generosidade e amor ao próximo que jamais serão esquecidos.

COLEGIADO
João Gouveia ingressou na diretoria do Sindmepa em 1994, assumindo o cargo de diretor financeiro ao lado da médica pediatra e sindicalista Leucy Paz, com quem cultivou uma longa e forte amizade. Recém-saído da Unimed Belém, onde era membro da diretoria, juntou-se ao grupo de médicos que havia fundado o Sindicato, com o forte propósito de apoiar a mudança na forma de gestão da entidade. Ele foi um dos grandes incentivadores de modalidade colegiada na gestão sindical, o que foi feito com sucesso. Ele acreditava firmemente que o sucesso e o crescimento do sindicato tinha forte relação com a sua gestão colegiada.

SOCIAL
João Gouveia foi um homem fortemente voltado à questão social. Defendia o engajamento do sindicato médico em questões importantes para a sociedade de um modo geral. Foi assim que participou ativamente das campanhas pela construção de uma política de combate aos acidentes com escalpelamento nos rios paraenses e pela construção de uma política estadual para pacientes queimadas. Ambas as demandas foram encampadas pelo estado do Pará.

CONSELHEIRO
João Gouveia atuava como coordenador sindical no Dieese Pará e também era membro do Conselho Estadual de Saúde. Representando o Sindmepa, o sindicalista defendia fortemente pautas de interesse dos médicos e da sociedade. Durante as reuniões do CES, em maio, Gouveia colocou em discussão a situação dos transplantes de órgãos e os acidentes com escalpelamento no estado.

AMIGO
A partida do nosso querido diretor deixou uma grande lacuna em nossos corações. Sua presença diária na sede do sindicato fará muita falta, sempre com soluções e encaminhamentos rápidos em nossas rotinas. A máxima valorização do ser humano foi uma de suas marcas, assim como sua presença amiga e acolhedora. Um dos esteios do Sindmepa, Gouveia será sempre lembrado em nossos corações!

AGENDA CULTURAL
De volta aos eventos presenciais. Nesta terça-feira, 2, o Cine Sindmepa exibe o filme “Tempo de Despertar”, de Penny Marshall, às 19h. Já a Quarta Musical volta a receber a cantora Ruth Costa, conhecida por ser uma das representantes da nova geração do samba paraense. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e transmissão ao vivo no @Sindmepa. Não perca!