qua

qua

abr 17, 2024

Sindmepa lança E-book com 500 artigos científicos sobre a Covid-19

O Sindicato dos Médicos do Pará lança, nesta sexta-feira, 26, o E-book Atualização Covid-19, que reúne 500 artigos selecionados, em vários meios científicos localizados em sites, revistas, publicações impressas e outros locais. O Sindmepa vem compartilhando artigos científicos sobre o novo coronavírus nos últimos dois anos. De segunda a sexta-feira os estudos são selecionados e divulgados com o objetivo de manter acadêmicos e profissionais de saúde bem informados sobre o assunto.

A iniciativa de pesquisar e publicar artigos científicos sobre a Covid-19 foi tomada pela Diretoria Colegiada do Sindmepa a partir de uma sugestão, apresentada por um colega médico, no auge da pandemia, quando a procura por estudos e informações confiáveis sobre o coronavírus e suas causas ainda era intensa, especialmente entre profissionais médicos.

Desde maio de 2020, os artigos são pesquisados e selecionados pelo diretor financeiro do Sindmepa, Waldir Cardoso em revistas científicas nacionais e internacionais, jornais e plataformas. Waldir relembra que devido à responsabilidade da missão de divulgar estudos confiáveis, foi decidido que só seriam publicados artigos de revistas científicas renomadas, com um quadro de cientistas revisores para o qual são submetidos os artigos.

“Uma entidade sindical não tem como uma de suas atribuições precípuas a atualização científica. Entretanto, como entidade representativa da categoria, um sindicato pode sim contribuir para a formação e manutenção do conhecimento dos médicos em termos científicos”, reforça.

Após mais de dois anos ininterruptos publicando artigos semanalmente, o Sindmepa contribuiu para a atualização científica dos médicos, ao mesmo tempo em que reuniu material histórico com as descobertas científicas que ajudam os médicos e demais profissionais de saúde a tratar adequadamente os pacientes acometidos pela Covid-19.

É com essa concepção que a Diretoria Colegiada irá apresentar aos profissionais médicos, pesquisadores, acadêmicos, jornalistas e estudiosos de um modo geral o E-book Atualização Covid-19, que poderá auxiliar na elaboração de novos artigos e trabalhos acadêmicos sobre a pandemia do novo coronavírus.

“Não temos conhecimento que outra entidade médica tenha tido a mesma iniciativa, pelo menos no Brasil. O ineditismo do trabalho, que continua para além dos 500 artigos incluídos, deve orgulhar a todos os associados do Sindmepa. Nos sentimos com sensação do dever cumprido”, resume Waldir Cardoso.