Sindmepa reforça participação de acadêmicos em mais uma entrega de carteiras

O projeto Acadêmico Aspirante do Sindmepa realizou mais uma cerimônia de certificação online, na noite desta segunda-feira, 29. Os novos aspirantes foram recepcionados pelos atuais diretores do Núcleo Acadêmico em uma breve apresentação sobre os objetivos do projeto e as ações do Sindicato dos Médicos do Pará ao longo dos anos.

A diretora do Núcleo, Eunice Costa conduziu a cerimônia e respondeu as dúvidas dos acadêmicos que participaram do evento virtual. Após a reunião, os estudantes receberam um link para confirmação de presença. Somente após o procedimento os aspirantes podem comparecer ao Sindmepa para retirar a carteirinha de participação do projeto.

“A cerimônia virtual foi uma inovação muito bem-vinda à gestão do Núcleo Acadêmico, pois oferta flexibilidade em relação aos horários e ao local da reunião. Além disso, possibilita que discentes de outros municípios participem do projeto. Isso resulta em maior adesão dos estadantes de medicina às atividades do sindicato, visto que os graduandos encontram menores dificuldades para participar, bastando apenas ter um aparelho celular e internet”, frisa Eunice.

Com a carteirinha em mãos, os acadêmicos têm direito a uma série de benefícios, como descontos em cursos de línguas e especializações, diversos serviços de empresas parceiras, consulta jurídica gratuita, descontos em plano odontológico e até 55% de desconto no plano de saúde Unimed.

A participação na cerimônia de certificação do Acadêmico Aspirante é obrigatória para os acadêmicos associados que desejarem aderir ao plano de saúde.

Anny Martins, de 36 anos, está cursando o segundo semestre de medicina na Estácio Idomed, em Castanhal, e conta que a oportunidade de estar em contato com outros médicos e poder usufruir dos benefícios oferecidos foi o que a motivou a realizar a associação.

“A importância do envolvimento acadêmico no sindicado é termos uma experiência e vivência dos direitos e deveres do médico, além de estarmos desde já ligados diretamente ao Sindmepa, acrescentando conhecimento e relacionamento com a classe médica. Nos tornando profissionais mais conscientes, responsáveis e cumpridores dos nossos deveres”, ressalta.

Já Alessandra Oliveira, aluna do 12° semestre de medicina da Universidade do Estado do Pará, destaca que é importante para o acadêmico poder contar com uma rede de apoio em prol da educação médica, onde possa denunciar situações inadequadas, e conta o que a motivou a participar do projeto.

“O fato de saber que a união da categoria em prol das melhorias na área da saúde impacta não somente os médicos e estudantes, mas também a qualidade de assistência aos pacientes. Como por exemplo, a luta e mobilização pela melhoria dos locais de trabalho e prática beneficia quem atende e quem é atendido”, resume.

Os estudantes de medicina que desejam fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante devem realizar a associação no link: https://bit.ly/3xWNqam, e aguardar a próxima Cerimônia de Certificação.