sex

abr 12, 2024

sex

abr 12, 2024

Brasil recebe primeiros tratamentos contra váriola dos macacos

O Ministério da Saúde recebeu na última sexta-feira, 26, os primeiros tratamentos contra monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O antiviral Tecovirimat é indicado para pacientes com risco de desenvolvimento de formas graves da doença. Os 12 tratamentos recebidos pela pasta foram doados ao Brasil pelo laboratório fabricante.

O recebimento dos tratamentos foi possível com a publicação da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, após solicitação do Ministério da Saúde, autorizou em caráter excepcional e temporário a dispensa do registro do medicamento importado pela pasta, em virtude da emergência de saúde pública de importância internacional, já que o Tecovirimat não possui registro no país.

Os critérios para distribuição e elegibilidade dos pacientes graves que receberão o tratamento ficará a cargo do Centro de Operação de Emergências para Monkeypox (COE – Monkeypox), que segue os mesmos padrões internacionais de uso do medicamento.

Além dos 12 tratamentos recebidos, a pasta segue em tratativas com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para aquisição de novos tratamentos e vacinas contra a doença. As medidas de aquisição de medicamentos diretamente com o fabricante também estão ocorrendo.

Até o momento, os dados do Brasil e do mundo demonstram que a maioria dos casos apresentaram sintomas leves da doença. Quanto a evolução clínica, na avalição de 1.208 casos dos 4.083 confirmados e prováveis notificados até 20 de agosto no Brasil, 219 (5,4%) foram hospitalizados devido a necessidades clínicas ou para propósitos de isolamento e seis (0,1%) têm registro de internação em unidade de tratamento intensivo (UTI).

No Pará, a Secretaria de Saúde – Sespa informou que há 13 casos confirmados de Monkeypox no estadoa, residentes do município de Belém (08), Ananindeua (02) e Santarém (03).

Na última semana, também foram notificados os dois primeiros casos de monkeypox em bebês, no Brasil. Os casos foram confirmados por autoridades de saúde dos estados de São Paulo e da Bahia, como informou o jornal O Globo, na terça-feira, 23. Na mesma terça-feira foi notificado um caso da doença em um cachorro de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Com informações de Ministério da Saúde; Metrópoles e G1